[]
Estudar no Ensino Médio da Escola Viva é imergir em um conjunto de experiências éticas e relacionais e, ao mesmo tempo, entrar em contato com os conhecimentos acadêmicos com rigor e criticidade, o que assegura uma base cognitiva e cultural para enfrentar os diferentes exames de seleção ao ensino superior.
É a última etapa para os estudantes que se preparam para o ensino superior e mercado de trabalho.
Na Escola Viva, é tempo de crescimento intelectual, descobertas pessoais e experiências únicas para os jovens que abraçam nosso projeto pedagógico.
Ao fazer do aluno ou da aluna o centro das relações de aprendizagem e ensino, a proposta educacional investe fortemente na constituição de um estudante capacitado a pensar criticamente e, ao mesmo tempo, um sujeito preparado para atuar como líder social, engajado no enfrentamento dos principais problemas que afetam a humanidade.
O estudante Viva é permanentemente envolvido por um ambiente de trabalho que incita à ação colaborativa e integrada com colegas e professores(as), preparando-o para as novas exigências do mundo do trabalho, onde trabalhar em equipe é uma das competências mais esperadas.
Essa abrangência é possível porque nossas ações educacionais transbordam os muros da Escola, integrando os espaços da cidade nos diversos projetos elaborados ao longo do ano letivo.
Leia no blog da Escola Viva: Trilhas Formativas: a Educação em Movimento
Um currículo além do currículo
Uma experiência de aprendizagem significativa, participativa e intensa, além das perspectivas tradicionais de aula.
Orientado a partir de uma concepção crítica de ensino e aprendizagem, o projeto curricular assegura aos alunos e alunas:
- aprendizagem ativa - estudantes incentivados à participação e à investigação, transformando conhecimento adquirido em experiência significativa;
- tratamento rigoroso do conteúdo acadêmico, sempre contextualizado ao contexto social, político, econômico e ambiental;
- abordagem transversal de conceitos e informações, ampliadas e enriquecidas por estudos do meio, saídas pedagógicas a museus, instituições culturais e de apoio comunitário;
- desenvolvimento de diferentes habilidades formativas, como capacidade de comunicação, resiliência e pensamento crítico;
- utilização permanente de ferramentas tecnológicas;
- aprimoramento de noções de responsabilidade social, de cuidado com seu próprio percurso de aprendizagem e engajamento contínuo em projetos de interesse social e global;
- ensino atento às diferentes necessidades cognitivas e emocionais do conjunto dos estudantes.
Leia no blog da Escola Viva: Educar: inventar problemas para fazer pensar
Protagonismo Estudantil e Empreendedorismo Social
As aulas de Empreendedorismo, Trilhas Formativas e Mundos do Trabalho desenvolvem diferentes habilidades e colocam os estudantes em sintonia com as exigências do mundo real.
Trabalhar em equipe, aprender a negociar e defender ideias e valores, criar estratégias para a solução de problemas sociais, éticos e políticos fazem parte das dinâmicas das aulas.
Aprendizagem intensificada com os projetos de Protagonismo Estudantil, que envolvem simulação de debates, Grêmio Estudantil, Cineclube Viva e VivaFest, atividades totalmente pensadas e organizadas pelos estudantes.
Leia no blog da Escola Viva: Protagonismo empreendedor ou Empreendedorismo protagonista?
Projetos de Protagonismo Estudantil
Avaliação no Ensino Médio
A avaliação envolve diferentes instrumentos e recursos didáticos, indo além dos tradicionais instrumentos voltados à mensuração de conhecimentos, classificação e hierarquização dos estudantes.
Uma avaliação formativa que tem a preocupação de fazer com que o estudante receba ao longo do processo feedback constante, para que possa perceber seus erros e dificuldades e, com o apoio e orientação do(a) professor(a), direcionar a sua aprendizagem.
Diferentes recursos são aplicados: provas operatórias, seminários, autoavaliação de conhecimentos atitudinais, atividades em grupo, apresentações teatrais, podcasts entre outros instrumentos.
E, para favorecer a familiarização com as avaliações de ingresso no ensino superior, simulados de matriz ENEM, organizados por empresas especializadas.
O estudante que desejar poderá ainda, no segundo semestre da 3ª série do Ensino Médio, frequentar o Cursinho Intergraus, também integrante do Grupo Bahema Educação, com condições especiais.
Leia no blog da Escola Viva: Projeto de vida e vestibular e Ingressar na faculdade: para além do vestibular
A participação fundamental na família na vida escolar
As famílias constituem um elemento central no projeto educativo da Escola Viva.
As reuniões de família são importantes momentos de troca a respeito do desempenho pedagógico de seus filhos e filhas.
O envolvimento das famílias também é ponto de destaque nos encontros temáticos sobre temas de interesse ético, cultural e educacional e nos diferentes comitês de atuação constituídos pela Escola.
Leia no blog da Escola Viva: Como a escola pode ajudar os estudantes a construírem seus futuros e Depois do Ensino Médio