por Andressa Sales - Comunicação Escola Viva
As tradicionais Festas Juninas acontecem em junho e reúnem o que há de melhor: comida, música e animação. Confira agora o que é item obrigatório no seu arraiá para tornar a sua festa ainda mais divertida em casa.
Afinal, como surgiram as festas juninas?
Neste mês de junho, as Festas Juninas acontecem em todo o Brasil e, principalmente, no Nordeste. Os festejos populares destacam as diferentes culturas e mostram a diversidade do país. Assim como outras tradições, a Festa Junina teve influência do povo português, no século XVI.
A típica comemoração esteve por muito tempo relacionada à religião, tendo como origem a celebração pagã para homenagear os deuses da fertilidade. Com o passar do tempo, essa relação perdeu força e, assim, a celebração se tornou mais popular do que religiosa.
4 Curiosidades sobre as Festas Juninas
- A Festa Junina é a segunda maior festa popular brasileira. Ela só perde para o Carnaval, comemorado em fevereiro.
- A Festa Junina é celebrada no Brasil desde a colonização portuguesa.
- Santo Antônio (dia 13 de junho), São João (dia 24 de junho) e São Pedro (dia 29 de junho) são os santos católicos lembrados nesta festa típica.
- A fogueira veio da tradição pagã em comemoração ao solstício de verão, no hemisfério norte.
Fogueira, balões, bandeirinhas, roupas e comidas tornaram-se ícones da tradicional festa popular. Confira as dicas de brincadeiras, músicas e comidas típicas que não podem faltar na Festa Junina em casa.
6 Brincadeiras de Festa Junina
- Pescaria
Uma das brincadeiras mais divertidas nas Festas Juninas e que chama muito a atenção da criançada é a Pescaria. A professora Gabriela Capua, da Educação Infantil da Escola Viva, ensina como fazer uma Pescaria - com água ou sem água - com objetos que temos em casa.
- Boca do Palhaço
A Boca do Palhaço é brincadeira obrigatória nos festejos juninos da Escola Viva. A brincadeira é muito querida pelas crianças da Educação Infantil e até pelos estudantes do Ensino Médio. Para fazer essa brincadeira em casa, você precisa de três materiais simples: um papelão, tesoura e canetinhas. Com a cor de canetinha da sua preferência, comece desenhando o palhaço no papelão, recorte um buraco para a boca e, por fim, pendure ou encoste o palhaço em algum lugar fixo.
- Rabo de Burro
O Rabo de Burro é uma brincadeira muito divertida. Isso porque a pessoa deve estar com os olhos vendados e tentar adivinhar o lugar correto para colocar o rabo no burro, após ser girada muitas vezes. Desenhe o burro em uma cartolina ou papelão. Depois, faça o rabo do burro com pano ou papel crepom. Seja criativo na hora de confeccionar o rabo. No final, coloque uma fita ou uma tarraxa para prender o rabo no burro desenhado no papelão.
- Bingo
O Bingo também é mais uma brincadeira que tem presença confirmada no arraiá junino. Para esta brincadeira você pode usar um jogo de bingo, vendido em lojas convencionais, ou fazer um com materiais como cartolina para as cartelas e tampinhas de garrafas PET para as bolinhas sorteadas. Os prêmios podem ser escolhidos, de acordo com a sua preferência.
- Correio Elegante
Quem disse que não é possível fazer um Correio Elegante com a família em casa? Um recadinho para a pessoa especial é sempre bom e não pode faltar, não é mesmo?
Para fazer, você vai precisar de papéis coloridos, canetinhas e tesoura. Recorte os papéis coloridos, em forma de coração ou da forma que desejar, e escreva um recado, revelando ou não o seu nome. Você pode também personalizar os cartões, de acordo com a sua preferência, adicionando laços coloridos e outros enfeites.
- Corrida de Batatas
A professora Zita Ursini, da Educação Infantil da Escola Viva, ensina como fazer a Corrida de Batatas com as crianças em casa e com apenas três materiais: uma corda, uma colher e batatas.
12 Comidas típicas para fazer em casa (ou comprar mesmo!)
Quando pensamos em Festa Junina, o que vem logo à cabeça são as maravilhosas comidas típicas. Que tal preparar alguns dos quitutes abaixo? Listamos 12 opções bem gostosas, muito fáceis de preparar com a família e, se não for muito amigo ou amiga da cozinha, não tem problema nenhum: pode comprar um bolo na padaria! O importante é curtir com a gente o Arraiá Viva!
- Milho cozido
- Pipoca
- Salsichão
- Cuscuz
- Maçã do amor
- Cocada
- Paçoca
- Arroz doce
- Canjica
- Pé de moleque
- Bolo de fubá ou de milho
- Pamonha
E uma playlist de músicas juninas para fazer tudo isso no "modo caipira"
Para entrar no clima de arraiá, confira abaixo as músicas caipiras que não podem faltar na playlist de Festa Junina. A Simone de Freitas, professora da Educação Infantil da Escola Viva, fez uma seleção para sacudir o corpo.
Veja também: a professora Naya Sá apresenta três instrumentos típicos dos cortejos juninos: a sanfona, a escaleta e o triângulo.
Participe do Arraiá Viva
O Arraiá Viva acontece neste sábado, dia 26 de junho. Na nossa festança, vai ter música, contação de histórias, brincadeiras, muita diversão e solidariedade.
Em tempos de pandemia, a Festa Lunina será transmitida pelo o canal do Youtube da Escola Viva.
Então, coloca a roupa caipira e participe ao vivo!