Protocolo de intervenção
SITUAÇÕES QUE DEVEMOS ACIONAR O PROTOCOLO:
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uso e porte de substâncias psicoativos na escola
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comportamentos racistas
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bullying e cyberbullying
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agressões físicas com muita violência por parte de estudantes a partir de 5° ano
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entre outras situações de violência, não compatíveis com a faixa etária e com os valores da comunidade Viva
PRIMEIRAS AÇÕES DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
1. Informar a direção sobre o acontecimento
2. Apurar os fatos ocorridos junto aos estudantes
3. Conversar individualmente com estudantes que foram alvo da violência e com os autores da violência
4. Entrar em contato com as famílias das(os) estudantes que foram alvo da violência e com os autores
5. Conversar com o conjunto de estudantes envolvidos
6. Conversar com todo o grupo da turma ou segmento
7. Decidir, se for o caso, qual sanção aplicar conforme regimento escolar - advertência escrita ou suspensão dependendo da gravidade da situação
8. Decidir se é o caso de acionar a Comissão de Convivência.
9. Mediar para que ocorram ações de reparação entre estudantes e entre famílias dos envolvidos
10. Definir Plano de Ações Educativas e Reparativas
11. Comunicar à comunidade medidas adotadas de forma imediata e o plano de ação educativo e reparativo
AÇÕES EDUCATIVAS E REPARATIVAS
Intervenções educativas com os alvos da violência
- Grupos de ajuda (presença física e orientação)
- Círculos de conversa
Intervenções educativas com os autores da violência
- Conversas individuais periódicas
- Acordos entre as partes envolvidas - "contratos reeducativos"
- Trabalhos escritos ou em vídeo a respeito da temática com apresentação posterior à turma
Intervenções educativas com os espectadores da violência
- Análise de casos (individual > dupla > grupo > coletivo)
- Dramatização (Role play)
- Dilemas morais
OUTRAS MEDIDAS
Comissão de Convivência
Sanções
Consultoria externa, se for o caso
Ciclo de diálogos
pela paz
Confira as datas dos encontros que acontecerão na Escola Viva,
sempre às 19 horas.
Rua Vahia de Abreu 488. Vila Olímpia.