Artboard 1 cópia 3-80d
titulo manifesto_Prancheta 1
A Escola Viva, ao longo de seus 50 anos de existência, ergue a bandeira da diversidade como um de seus valores centrais. A comunidade Viva acredita que a interação com identidades diversas e múltiplas formas de ser e ver o mundo enriquece a todos e todas.
A diversidade é crucial para que nossos alunos e alunas compreendam o espaço público como um ambiente de diferença e de construção do bem comum. Por isso, a Escola Viva considera fundamental e defende que:
  • A escola seja um ambiente seguro e acolhedor, promovendo o bem-estar de todos e todas.
  • Aprender a viver juntos seja um objetivo essencial da educação contemporânea, conforme a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (1996).
  • Seja garantido um ambiente saudável - seguro e acolhedor - em parceria com a comunidade escolar, através da participação e corresponsabilidade de todos e todas.
  • A convivência seja tão importante quanto a formação acadêmica.
  • As ações sejam globais e/ou focalizadas, envolvendo toda a comunidade escolar.
  • A relação entre docentes, estudantes e famílias seja moldada pelo papel e responsabilidade de cada um na educação de crianças e adolescentes.
  • O bom relacionamento e a civilidade sejam elementos de proteção para os estudantes.
  • Uma linguagem comum seja incorporada e vontades sejam compartilhadas e vivenciadas pelo coletivo da Escola Viva.
  • A comunidade assuma o compromisso de combater a violência na escola.
  • A convivência seja um processo intencionalmente cuidado para resultar em uma cultura escolar inclusiva.
  • A reparação de danos seja pautada na justiça restaurativa e em uma abordagem educativa, de ordem mais processual e menos punitivista.
  • Mecanismos de intervenção sejam criados para lidar com conflitos inevitáveis, comportamentos inadequados e situações de violência.
Temos consciência de que este posicionamento não evita em nossa comunidade a existência de conflitos e violências inerentes à convivência e à realidade complexa em que vivemos. Por isso,  acreditamos ser absolutamente fundamental cultivar a convivência saudável no ambiente escolar, tendo a convicção que este manifesto se consolida como um instrumento fundamental para garantir um paradigma ético alicerçado nos direitos humanos e na possibilidade de coexistirmos de forma justa e digna.
Comprometemo-nos a desenvolver ações de prevenção que beneficiem toda a comunidade, criando um ambiente saudável que eduque nossos(as) estudantes a construir relações pautadas no diálogo, no respeito mútuo, na empatia e na compreensão de que o bem-estar de um está relacionado ao bem-estar de todos.
Finalmente, comprometemo-nos a intervir com rapidez e efetividade em situações complexas que ameacem o ambiente saudável. Nessas situações, é fundamental intervir reafirmando os valores essenciais que orientam o comportamento esperado por todos e todas na Escola Viva.

EQUIPE DE DIREÇÃO
E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DA ESCOLA VIVA

Ciclo de diálogos
pela paz

Confira as datas dos encontros que acontecerão na Escola Viva,
sempre às 19 horas.
Rua Vahia de Abreu 488. Vila Olímpia.