Artboard 1 cópia 3-80d
Nós, alunos(as) da Escola Viva, reunidos em primeira instância em sala de aula, em seguida no Conselho de Representantes de classe junto com o Grêmio Viva, e agora em assembleia, manifestamos nossa convicção numa educação que se sustente em bases sólidas, enraizadas em valores de respeito à diversidade, conscientização e engajamento e que tenham na ética sua principal fortaleza.
titulo manifesto alunos_Prancheta 1
Defendemos uma educação que seja um reflexo dos princípios culturais e democráticos que formam a base da nossa sociedade. Desta forma anunciamos este manifesto apoiado nos seguintes pilares éticos
da nossa escola:

1. Primeiro Pilar – A Diversidade: Acreditamos que cada aluno(a) tem o direito fundamental de receber uma educação de qualidade, independentemente de suas origens, habilidades, identidades ou desafios.
Lutamos por um ambiente inclusivo que celebre a diversidade e promova a igualdade de oportunidades, dando voz e escuta a todos(as). Por este motivo não vamos admitir que ações de
intolerância, segregação, bullying, ou qualquer outra manifestação de preconceito possam redundar em discurso de
ódio e sejam parte da cultura de tratamentos que esta escola promove. Seremos generosos nas nossas práticas e vivências, e firmes contra a exclusão.

2. Segundo Pilar – A Consciência: Reconhecemos a importância da consciência individual e coletiva. Buscamos e defendemos uma educação que promova o pensamento crítico, a reflexão e o entendimento profundo das questões sociais, culturais e ambientais que afetam o nosso mundo. Edificamos de modo respeitoso nossas relações e nos comprometemos a tratar nossas diferenças somente no campo das ideias, onde o debate de ideias seja salutar, e onde as diferenças de opinião ou de pensamento não possam gerar condutas ofensivas ou discriminatórias.

3. Terceiro Pilar – O Protagonismo: Valorizamos a participação ativa de estudantes, professores e gestores nesta tarefa solidária e cooperativa de vivenciar nossos sonhos para além dos muros que cercam nossas unidades escolares. Achamos oportuna a possibilidade de atuar na nossa comunidade e na sociedade em geral como atores importantes na construção e uma cultura cidadã. Acreditamos que a educação deve preparar os alunos(as) para se tornarem cidadãos alunos(as) comprometidos, capazes de fazer a diferença positiva no mundo, mas, para isso, é uma tarefa cotidiana estar engajado, informado e atuante neste mundo em que devemos influir.

4. Quarto Pilar – O Diálogo: Reconhecemos o diálogo como a base fundamental para resolver diferenças e conflitos. Promovemos a comunicação aberta, o respeito mútuo e a mediação como ferramentas para construir relações saudáveis e resolver problemas de forma construtiva.

5. Quinto Pilar – A Representação: Assumimos o Grêmio como instância representativa e como um importante espaço dos estudantes da nossa escola. Entendemos que os jovens têm voz, visão e capacidade de liderança. Nossa tarefa passa pela busca permanente desta educação que saiba escutar, por isso, defendemos que nela se valorize e promova a representação madura dos jovens, dos conselhos de representantes, dos diretores gremiais e das assembleias na escola, permitindo que participemos ativamente na tomada de decisões que afetam nossas vidas e nosso futuro.

6.  Sexto Pilar – Fraternidade: Acreditamos que a fraternidade, a solidariedade e o apoio mútuo e permanente são essenciais para construir uma comunidade escolar forte e uma sociedade mais justa. Valorizamos a empatia e o cuidado uns com os outros como um diferencial a se conquistar. Consideramos como inaceitável o uso de qualquer discurso de ódio como o racismo, a xenofobia, a transfobia, o machismo, a homofobia, o antissemitismo, o capacitismo e o classismo, entre tantas outras manifestações de intolerância que entendemos como parte de uma cultura de barbárie que não será mais tolerada nesta escola.

Em conjunto, esses pilares orientam nossa visão de uma educação que não apenas prepara os alunos(as) para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos responsáveis, conscientes e comprometidos com um mundo melhor. Assumimos a tarefa histórica de dar publicidade a este manifesto, de cobrar responsabilidades e cuidar, que a escola seja um ambiente de paz, harmonia, cultura e respeito.

Unidos em nossa busca por uma educação que abrace esses valores, comprometemo-nos a ser agentes de mudança positiva em nossa escola e em nossa sociedade.

Assinam em nome dos estudantes da Escola Viva

pela paz

Confira as datas dos encontros que acontecerão na Escola Viva,
sempre às 19 horas.
Rua Vahia de Abreu 488. Vila Olímpia.