Por Elizabeth Fantauzzi
Aqui na
Escola Viva, temos trabalhado com alguns pressupostos que servem de base para
nosso planejamento pedagógico dentro da Escola: tecnologia vista como mais uma
linguagem dentre as já existentes, tecnologia como conhecimento multidisciplinar
e presente na implementação de espaços pedagógicos contextualizados, a
competência pedagógica da equipe e sua fluência digital, assim como inovações
tecnológicas, no que se refere à estrutura física e aos equipamentos.
Para estes pressupostos, estabelecemos alguns eixos
norteadores para nos auxiliar no desenvolvimento das atividades com as TDIC (Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação) dentro da Escola, na Educação Infantil, Ensino
Fundamental e Médio:
· Letramento digital: (multiletramentos) além dos outros letramentos nas diversas linguagens, como a Arte, a Música, o Corpo, a Leitura e Escrita, as diferentes Linguagens digitais são oferecidas a partir de uma reflexão sobre os impactos, consequências e potencialidades de determinadas tecnologias para a sociedade;
· Cidadania digital: uso responsável de tecnologia no que se refere ao comportamento nas redes de qualquer porte;
· Protagonismo e autonomia do aluno: a tecnologia proporcionando o aluno como sujeito central do processo pedagógico;
· Educação na diferença: utilização da tecnologia como ferramenta que permite a equidade de processos e relações;
· Ambientes colaborativos: atividades que incentivem a colaboração, aprendizagem por pares e o alcance de objetivos em comum;
· Metodologias ativas: experiências concretas que tornem os alunos consumidores críticos de tecnologia, bem como autores e produtores de conteúdos digitais e, por fim,
· Formação continuada dos educadores: atualização constante da equipe docente e coordenação, no que se refere às TDIC.
Dentro da Escola Viva, nossa rede - wifi e cabeada -
utiliza um firewall inteligente, que restringe a navegação a sites de conteúdo
duvidoso ou com temáticas que fujam do objetivo das pesquisas e das atividades
pedagógicas em sala de aula. Porém o mais importante do trabalho na área de
tecnologia educacional é a orientação aos alunos na autorregulação pessoal e
busca da autonomia, por meio de atividades práticas, combinados, debates e
exercícios que proporcionem uma reflexão consistente para a construção de
conceitos sólidos e éticos em cidadania digital.