Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Esse olhar individual que consegue
tirar o melhor de cada aluno, tornando-os
responsáveis e participativos.

Renata Bush, mãe da Ana

O contato
com múltiplas
linguagens

Na Viva, significa que esse processo acontece ao mesmo tempo em que se conhecem as próprias potencialidades e desafios. Por essa razão, a avaliação tem um lugar essencial
na aprendizagem do aluno. Ela é composta de vários instrumentos, várias maneiras de o educador identificar o que o aluno já sabe e o que ainda está na zona de desafio. Ela é formativa, ou seja, não só indica os resultados alcançados pelo aluno em determinado momento do seu percurso formativo, mas também gera informações que tanto professores como alunos utilizam para ensinar e aprender de forma mais eficaz e significativa.

Os eixos temáticos de cada série são questões-problema que mobilizam os alunos em torno de investigações sobre a realidade e envolvem processos críticos e criativos, conectando as diferentes áreas do conhecimento e utilizando uma rede de agentes educadores que vai além dos professores da escola.
As múltiplas linguagens permitem o entendimento da cultura, a expressão de si e a comunicação multifacetada que caracteriza o mundo contemporâneo.
Projetos e pesquisa saem cada vez mais dos muros da escola. Os estudos de meio são uma modalidade didática poderosa para ampliar o olhar, para permitir a observação in loco, para conhecer outras referências para além do cotidiano dos alunos e professores.

Nosso espaço

O espaço é planejado para permitir variações de ambientação que favoreçam os objetivos do educador: subgrupos de pesquisa e colaboração, seminários, jogos e debates. A aula pode acontecer no quintal, na quadra, no atelier, na biblioteca, na cantina, no laboratório maker… onde quer que esteja o objeto do conhecimento ou onde o educador entender que o aluno será mais instigado, mais desafiado em sua pesquisa.

Neste sentido, a escola como um todo é um agente educador.
Marcas dos alunos também estão em toda parte, como a firmação de presença, de identidade e de aprendizagem.

Nós fazemos o Ensino Fundamental
na Escola Viva

Nossa equipe é formada por professores polivalentes, especialistas, assistentes e de apoio, formando um todo que tem como objetivo o acompanhamento qualificado e generoso, com o rigor que pede uma educação de excelência.

Horários

2º a 5º ano

Manhã

7h45 às 12h35

Integral

7h45 às 16h40

2º ano: segunda-feira
3º ano: terça-feira
4º ano: quarta-feira
5º ano: quinta-feira

2º a 5º ano

Tarde

12h50 às 17h40

Integral

8h45 às 17h40

2º ano: sexta-feira
3º ano: terça-feira
4º ano: quarta-feira
5º ano: quinta-feira

6º a 9º ano

Manhã

7h30 às 12h45

Integral

7h30 às 16h35

6º ano: segunda e quarta-feira
7º ano: segunda e quarta-feira
8º ano: terça e quinta-feira
9º ano: terça e quinta-feira

Conheça mais de perto

Agende uma visita