[]
A chegada ao Fundamental 2 marca uma importante etapa do desenvolvimento pessoal e estudantil da criança e do adolescente e da sua relação com o mundo
Além das mudanças físicas e emocionais desta fase, também é tempo de lidar com um nível maior de rigor e desafio no cotidiano escolar e ainda com um maior número de professores(as), uma grande mudança na rotina escolar.
Uma fase que demanda diferentes estratégias de ensino e aprendizagem e um contato ainda maior com múltiplas linguagens, que permitem o entendimento da cultura, a expressão de si e a comunicação multifacetada.
Para além do currículo básico e obrigatório, a proposta da Escola Viva favorece a ampla formação cultural, o desenvolvimento da sensibilidade e capacidade para lidar com a pluralidade e diversidade.
Um ambiente que prepara para o trabalho em equipe, para a responsabilidade pessoal, resiliência e flexibilidade diante do novo.
Seguindo uma alternativa consistente para o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores, o currículo transborda para disciplinas não convencionais:
- Educação Financeira
- Tecnologia e Inovação
- Mídia e Educação
- Orientação Educacional
- Trilhas Investigativas
- Protagonismo
- Grupos de Ajuda
- Monitoria Acadêmica
- Saraus culturais
Leia no blog da Escola Viva: Parece divertido, mas será que estão aprendendo?
Cai na prova?
Neste momento, as estratégias e abordagens didáticas e de avaliação têm um lugar essencial na aprendizagem.
A avaliação é composta por diversos instrumentos que ajudam a identificar o que o estudante já sabe e o que ainda está na sua zona de desafio.
O processo avaliativo não só indica os resultados alcançados, mas também gera informações que professores(as) e estudantes utilizam para ensinar e aprender de forma mais eficaz e significativa.
Questões-problema mobilizam os estudantes em torno de investigações sobre a realidade e envolvem processos críticos e criativos, conectando as diferentes áreas do conhecimento e utilizando uma rede de agentes educadores que vai além dos(as) professores(as).
Projetos e pesquisas avançam cada vez mais para fora dos muros da escola. Os Estudos do Meio tornam-se mais frequentes e complexos, uma poderosa modalidade didática que amplia o olhar, permite observar in loco e conhecer outras referências.
Leia no blog da Escola Viva: Estudos do Meio: quando a aprendizagem acontece em todo lugar
Vale destaque nos objetivos
- potencializar as capacidades dos estudantes, respeitando as diferenças e tomando-os sujeitos protagonistas da própria aprendizagem;
- partilhar, construir e consolidar saberes para que possam constituir uma visão de mundo comprometida com a apreciação crítica, a valorização e a renovação das tradições culturais e sociais;
- proporcionar uma sólida formação geral, despertando um profundo sentido de responsabilidade como membro de uma coletividade que atue de maneira crítica, ética e responsável.
Educação integral em período integral
Educação integral em período integral, mais tempo para explorar, descobrir e experimentar.
Horário Fundamental 2:
Segunda a quinta-feira, das 7h45 às 15h30.
Sexta-feira, das 7h45 às 13h15.
Como mais uma opção ao período regular, as Atividades Complementares oferecem cursos e atividades que também podem atender às demandas de horários das famílias.
Leia no blog da Escola Viva: Educação integral e ensino de qualidade
E quem coordena tudo isso?
No Fundamental 2, o trabalho de gestão é realizado em dupla: um coordenador pedagógico, que trata das questões didático-pedagógicas em parceria com a equipe docente, e uma orientadora educacional, que se debruça sobre as questões de relacionamentos e socioafetivas.
Leia no blog da Escola Viva: Entre o ursinho de pelúcia e o sutiã - Uma pequena reflexão sobre a pré-adolescência
Quem faz nosso time de professores e professoras do F2
- Lucas Meirinhos e Fabiana Caputo (Língua Portuguesa)
- Liana Queiroz e André Dainesi (Matemática)
- Larissa Sacramento, Renata Montagner, Mônica Panza e Carmen Hester (Inglês)
- Gilberto Rodrigues e Mayra Martins (Geografia)
- Alexandre Otsuka e Luciana Sobral (História)
- Jôse de Assis e Natália Andreoli (Ciências)
- José Bento Ferreira (Filosofia e Sociologia)
- Adriano Oliveira (Mediação de Leitura)
- Thiago Pinheiro (Tecnologia e Inovação/Mídia Educação)
- Fábio Marchioreto (Corpo e Movimento)
- Sylvio Rocha (Foto e Vídeo)
- Thais Pimpão (Teatro)
- Manoella Rotelli Simões (Artes Visuais)
- Luiz Roberto Botosso (Música)