Consumo & Compras Sustentáveis

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 12 diz: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”, dessa forma, é importante falar sobre compras, padrões de consumo, papel do consumidor e Políticas Públicas.

O tema do quarto encontro do Projeto Sustentabilidade VIVA foi “Consumo & Compras Sustentáveis” e, para apresentá-lo, recebemos Gabriela Alem, da equipe de Formação Integrada para Sustentabilidade do FGVces. Em sua palestra, abordou a relação entre consumo, desejo e necessidade e sobre a dificuldade de obtenção de informações para as tomadas de decisões no momento das compras. Problematizou os produtos e serviço considerados 100% sustentáveis e provocou reflexões sobre responsabilidade individual e institucional.

Vimos que é possível questionar e buscar informações sobre os produtos, repensar o que é de fato necessário, considerar o ciclo de vida de um produto e outros critérios de compra além de preço, prazo e qualidade. Fomos convidados a calcular a nossa pegada ecológica e o quanto “custamos” ambientalmente ao planeta.

Durante este encontro, foi feita também uma atividade para levantamento de percepções espontâneas dos participantes sobre as práticas da Escola Viva sob a perspectiva da sustentabilidade. Considerou-se as práticas que a Escola já adota, as potenciais, bem como os temas envolvidos, da compra de alimentos até a redução do uso de energia e descartes. A partir do quinto encontro, serão feitas atividades mais direcionadas ao planejamento estratégico e direcionadores de sustentabilidade.

Confira algumas fotos!

UMA ESCOLA DO GRUPO