por Marília Costa Dias
Direção Pedagógica Escola Viva
O 1o semestre chega ao fim com muitas vivências enriquecedoras para todos nós da comunidade Viva!
Começamos o ano presencialmente com todos os nossos estudantes, mas, como um certo vírus nos assombrava, o contato com as famílias ainda era bastante mediado pela tecnologia - telas e fones… Para quem podia entrar na escola na hora da entrada ou da saída, havia um contato rápido, mas todas as reuniões eram online.
Aos poucos, fomos nos sentindo mais seguros e confiantes, e, a partir de abril, começamos a fazer reuniões presenciais com as famílias e com a equipe.
Tudo mudou!
Aos poucos, fomos todos nos sentindo mais próximos e fechamos o semestre com uma animada Festa Junina, envolvendo a equipe, os estudantes e as suas famílias. Momento de grande confraternização e comemoração! Durante toda a Festa, reinou um clima de celebração pelo encontro, pela possibilidade de estarmos todos juntos!
Chegamos ao fim do semestre com enorme satisfação pela retomada da escola presencial, com toda a força e a energia que o contato humano promove!
Vivemos ao longo do semestre muitas experiências!
Tivemos 2 grandes eventos, com convidados e muitas atividades interessantes!
Na 9a Semana Literária, em maio, recebemos convidados como a escritora Keka Reis e o escritor João Carrascoza; realizamos sarau literário; oficinas de mangá, piquenique literário; e muitas outras atividades, como a apresentação do Grupo Ateliê Teatro, que divertiram e ampliaram o universo cultural de nossas alunas e alunos.
Na Semana de Sustentabilidade, em junho, recebemos Paulo Artaxo, renomado cientista brasileiro, que abriu a semana com uma conversa sobre mudanças climáticas globais e a construção de uma sociedade sustentável.
E ainda muitas atividades que discutiram a produção de lixo, um só oceano, o açúcar em nossa alimentação, culinária sem carne, abelhas nativas, educação indígena, pigmentos naturais, plantio de flores, entre tantas outras temáticas relevantes para a formação de estudantes conscientes e responsáveis.
Tivemos também as cantorias que reuniram crianças do Infantil e suas famílias, com a equipe em um lindo momento de vivência musical. Muito futebol e brincadeiras no quintal e até um esquenta para a Festa Junina, com a tradicional apresentação do Boi, feita pelo Zeca.
O nosso Cine Clube ganhou espaço novo, por meio da parceria com o Cine Bijou; participamos do Pré-Fórum FAAP, que promove discussão entre estudantes do Ensino Médio, simulando os debates de organismos internacionais. E ganhamos até um prêmio pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Escola Viva ao longo dos anos; tivemos a criação do Grêmio Viva envolvendo estudantes de F2 e Ensino Médio; e também ações do Coletivo Viva por elas, que assumiu nova identidade - Mais que feminino, feminista, incorporando também meninos, e debateu a violência com mulheres, com uma mãe da Viva, Teresa Cabral, que é juiza e atua nesta área.
Com as famílias iniciamos um ciclo de reuniões sobre temas da infância e da adolescência, com o objetivo de discutir aspectos importantes da educação e estreitar parceria com as famílias. No 1o semestre já debatemos alguns temas, como: Maquiagem e TikTok fazem parte da infância?; Pode ou não pode? A difícil tarefa de lidar com limites; Eu consigo! As conquistas e desafios do crescimento.
Importante mencionar também as ações do Reviva, que geraram doações para Petrópolis e para o Lar das crianças da CIP. E também a constituição do Comitê de Educação Antirracista com a participação de 15 famílias e 13 pessoas da equipe Viva.
Neste início de ano, investimos no letramento racial do grupo, por meio de encontros formativos com a consultora Waldete Tristão e o consultor Fábio Conceição, e visita ao Geledés - Instituto da Mulher Negra.
E ainda, vale mencionar a participação de nossa equipe em ações fora da escola, mas que dizem um pouco sobre quem é a nossa equipe:
Para finalizar, quero agradecer a toda comunidade Viva pela afetuosa acolhida e confiança na condução dos processos ao longo desses últimos meses.
Termino o semestre me sentindo parte e muito orgulhosa pelas experiências vividas e pelos resultados obtidos até agora!