Daniela Munerato
Coordenadora de 1º e 2º anos do Fundamental da Escola Viva
Olhos curiosos observam pequenas marcas que dizem algo muito especial, em diferentes contextos.
As “marcas” de um bilhete são lidas por diversas pessoas e trazem a mesma mensagem: sem dúvida nenhuma, temos um mistério, como bem disse Emília Ferreiro, pesquisadora Argentina, muito conhecida por mostrar pela primeira vez que as crianças pensam para entender a escrita, em uma entrevista, na última vez que esteve no Brasil, em 2013.
Quem não tem memórias afetivas e significativas no colo de alguém querido que lia histórias, antes de dormir? Após o jantar?
Sim, leituras marcam rituais, apesar de poder acontecer em qualquer tempo e lugar.
E o livro preferido? Aquele que já sabemos as falas de cor e falamos as frases junto ao leitor, imitando a voz dos personagens.
Sim, desde pequenos somos tomados pela vontade de desvendar esse mistério. E quando desejamos saber o que está escrito, muitas vezes um adulto pergunta: “Que letra é essa?”
E a criança pensa: "estranha mensagem de saber o nome das letras para ler", pois não falamos uma palavra dizendo o nome das letras que a compõem.
De qualquer forma, a intenção do adulto é das melhores, afinal foi isso que viveu quando era criança e acredita estar ajudando a criança a "aprender a ler".
Novamente no lugar da criança, o recado foi dado - a ideia é: saber o nome das letras para saber escrever.
Sem dúvida precisamos delas, mas não pensamos o quanto as crianças já refletiram sobre este universo, e saber o nome delas em plena discussão sobre o sentido significativo e comunicativo da escrita não nos parece o melhor caminho.
Será essa a mensagem principal?
Meu convite, neste breve texto, é pensarmos juntos o que a criança já sabe sobre a leitura.
Aceita?Ah! E é muito importante dizer que leitura e escrita caminham juntas, apesar de demandarem habilidades específicas, mas neste texto nosso foco será este.
Então, pelas diversas experiências vividas a criança já sabe…
…..que existem muitos tipos de textos escritos…tem receitas para o bolo dar certo, tem convite para saber o dia, a hora e o local da festa, tem bilhete para deixar o outro feliz, tem legenda para falar algo sobre a imagem, tem notícias para contar algo sobre o mundo, tem textos informativos que nos ajudam com tantas curiosidades e confirmam ou não hipóteses, ampliando nossos saberes, tem diários para lembrar o que vivemos e não queremos esquecer…..
E quando as crianças se deparam com os diferentes tipos de textos, têm critérios, como a sua organização espacial, os títulos em negrito, a presença de números que contam sobre quantidades, preços, tamanhos…
A observação e a atenção para suas teorias provisórias são fatores muito presentes em nossos pequenos aprendizes quando estão interessados em algo.
O fato é que, sim, já sabem muito sobre ler, sobre sua função social, comunicativa e significativa, isso é o mais importante, para o que serve na vida, no mundo… e quando nos perguntarem "o que está escrito?", podemos responder: está escrito "peixe'', realizando a leitura da palavra, ou perguntar o que a criança acha que está escrito primeiro e depois você responder, fazendo a leitura.
E se desejarem, vale acompanhar o processo de construção da leitura e da escrita que acontece com nossas crianças de forma tão singular e com hipóteses reveladas para serem guardadas em um diário, mas essa história fica para o próximo texto!
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