Como será a vida após a escola? Certamente esta pergunta está na cabeça de muitos jovens que estão terminando o Ensino Médio.
foto de arquivo - Evento Semana de Tecnologia
Ingresso na faculdade, trabalho, cursos e intercâmbios são algumas alternativas e, por trás delas, um desejo comum: desenvolver um projeto de vida que faça sentido e pareça promissor.
Entrar na universidade é um grande passo na construção desse projeto, mas não significa automaticamente um futuro de sucesso. Da mesma forma, passar um tempo viajando e conhecendo novos contextos pode significar uma experiência crucial, e não um “atraso” nos planos.
O Ensino Médio é o último ciclo da educação básica, importante fase para engajar estudantes na sociedade de maneira mais prática. Eles passam a pensar sobre as questões da vida adulta, baseados nos aprendizados sobre cidadania, cultura, política, vida pública, sustentabilidade, entre tantos outros assuntos.
Diferentes aspectos influenciam nesse processo: dimensões pessoais, financeiras, familiares… Enfim, preocupações de diversas naturezas.
foto de arquivo - exercício teatral
Ingressar na faculdade é o desejo de muitos. No entanto, alguns preferem apostar em cursos técnicos; alguns diretamente no mercado de trabalho; outros, em experiências de intercâmbio... Há, ainda, os que ingressam em negócios familiares ou apostam no empreendedorismo.
Para que essas habilidades comecem a se desenvolver ainda na escola, é essencial que os estudantes criem autonomia para organizar seus próprios estudos e planos.
foto de arquivo -Evento Semana de Tecnologia
O aprendizado deve ser protagonizado pelos seus próprios sujeitos.
Os estudantes devem estar no centro dos processos para que tenham autonomia sobre seus estudos, de modo que, quando aparecerem novos desafios, dentro ou fora da escola, eles tenham capacidade de enfrentá-los.
foto de arquivo - SiV
No Ensino Médio, além da Formação Básica - Base Nacional Comum Curricular - os estudantes devem ter acesso a Itinerários Formativos que, além dos conteúdos de todas as áreas do conhecimento, permitem que escolham em qual delas desejam se aprofundar.
Preparar os estudantes para que sejam capazes de identificar suas potencialidades e de autogerir suas decisões é essencial.
Em 2021, uma das trilhas oferecidas na 2ª série é a Tecnologia e a Inovação, tendo como tema “Como o virtual impacta no material?”. Até o final do ano, os estudantes produzirão conteúdos que serão publicados nas redes sociais da escola e darão origem à uma revista virtual - veja o projeto aqui.
Alguns projetos que contribuem para a construção dos projetos de vida dos nossos alunos e alunas
A SiV reúne estudantes para debater e apresentar pontos de vista sobre temáticas relacionadas a questões relevantes da sociedade contemporânea e definidas pelos próprios alunos e alunas. Como a definição dos sujeitos sociais acontece por sorteio, enfrentam situações em que precisam defender ideias com as quais não necessariamente concordam, o que exige pesquisa, disciplina e o desafio de se colocar no lugar do outro.
foto de arquivo - SiV
Veja aqui o vídeo da SiV, edição 2019.
Estudantes realizam experimentos nos laboratórios e compreendem os procedimentos de investigação científica, desde a elaboração de hipóteses até a fase final de testes e resultados.
foto de arquivo - Experimento em laboratório
A partir da seleção e exibição de filmes, o Cineclube Viva propicia o debate e a compreensão do processo de elaboração de uma obra. Os participantes analisam aspectos dos filmes, suas escolhas estilísticas e narrativas.
O Cineclube é fruto do trabalho colaborativo entre estudantes e equipe pedagógica. Os alunos participam desde o planejamento e divulgação das sessões até a produção final de resenhas críticas, exercitando capacidades acadêmicas e de autogestão.
foto de arquivo - Mesa Cineclube Viva
Durante a semana do Conversas com o Amanhã: Diálogos Sobre Trabalho e Modos de Vida, nossos estudantes têm contato com palestras e oficinas que discutem o universo do trabalho. Profissionais de diferentes áreas trazem suas experiências pessoais, compartilhando suas trajetórias e cotidianos.
Organizado pelos estudantes do Ensino Médio, o VivaFest é um evento musical que abre espaço para bandas de alunos, ex-alunos e grupos musicais de outras escolas. Expressa a valorização das linguagens artísticas e é um espaço de participação independente dos estudantes na organização de uma atividade cultural.
foto de arquivo - VivaFest
A literatura e a poesia invadem a escola, fazendo com que os estudantes conheçam autores e também experimentem escrever, inventar e contar histórias.
Nas Propostas Integradas, os estudantes trabalham com temas que conectam diversas áreas em um trabalho multisseriado em que grupos, compostos por alunos de todas as séries, trabalham em um assunto escolhido por todos.
A escola direciona esforços para ajudar o estudante a escolher um curso e também a desenvolver autonomia e proatividade nos estudos.
Os alunos têm acesso a simulados, atividades de revisão, conversas com especialistas e preparação para os momentos de prova.
Como parte integrante desse trabalho, a Escola Viva, por meio do Grupo Bahema Educação, mantém uma parceria com o Intergraus para oferecer a possibilidade de uma preparação específica na 3a série..
Essas são algumas - entre as muitas atividades promovidas pela Escola Viva - pensadas para contribuir para o processo de planejamento dos projetos de vida dos nossos alunos e alunas.
Sabemos que, quanto maior a diversidade de experiências, mais oportunidades terão de vislumbrar possibilidades de trajetórias para o futuro.
A partir da oferta de diferentes vivências, nossos alunos e alunas vão descobrindo a si mesmos e ao mundo, dispondo de mais ferramentas para trilhar seus caminhos.
Baixe o ebook: Ensino integral e ensino de qualidade.
Siga as redes sociais da Escola Viva - Instagram, Facebook e Linkedin
Leia mais no blog da Escola Viva