por Flávia Montagna - Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da Escola Viva
Você se lembra do seu tempo de Educação Infantil?
Guarda alguma recordação de como chegava à sala de aula?
Eu me lembro de dar um beijo na minha mãe em frente a um portão bem grande, azul escuro. De subir uma rampa e chegar à sala. Muitas vezes já atrasada para a roda na linha amarela…
Logo cedo, os primeiros a chegar à Escola Viva são os porteiros, auxiliares de limpeza, monitores(as), apoios educacionais e recepcionistas. Eles preparam cuidadosamente os ambientes.
Em seguida, chegam os professores e as professoras, com todas as atividades do dia planejadas com carinho.
Só então, com a abertura dos portões, chegam as crianças, algumas acompanhadas pelos responsáveis; outras chegam sozinhas, pois já conquistaram essa autonomia.
Do Grupo Amarelinho ao Vermelho, convidamos as famílias a participarem ativamente dos momentos de entrada e saída, pois sabemos o quanto são significativos.
Quando os responsáveis acompanham as crianças até a sala, têm a oportunidade de presenciar a transformação do espaço educativo. Os murais, os projetos das crianças e as mudanças no ambiente são testemunhas vivas do aprendizado e do crescimento dos(as) pequenos(as).
Essa vivência aproxima as famílias do cotidiano e fortalece os laços com a educação dos(as) seus(suas) filhos(as).
A troca diária com os(as) professores(as) é um momento valioso para compartilhar informações sobre as necessidades e a saúde das crianças.
Saber se a criança dormiu bem, se a noite foi agitada ou qualquer observação sobre seu aprendizado e desenvolvimento ajuda os(as) educadores(as) no acolhimento.
A maneira como a passagem casa-escola acontece influencia diretamente no dia da criança na escola.
A entrada e a saída também são excelentes oportunidades para as famílias conversarem com os(as) professores(as) sobre os projetos em desenvolvimento. Acompanhar de perto a evolução das atividades e o engajamento das crianças é uma forma de valorizar e incentivar o processo educativo.
Nos primeiros anos de escolarização, esse movimento é ainda mais importante, pois a presença da família na escola consolida a transição casa-escola. Uma chance de conhecer e vivenciar mais da rotina e do cotidiano escolar, criando uma base sólida de confiança e parceria.
Conforme as crianças crescem, no Azul e no Vermelho, começam a experimentar a conquista da autonomia. Muitas pedem para entrar sozinhas na escola, o que representa uma mudança significativa.
Essas conquistas são acompanhadas e apoiadas pela família e educadores(as), garantindo que aconteçam com segurança e confiança.
Portanto, na Educação Infantil, valorizar essas oportunidades fortalece laços família-escola, criando um ambiente acolhedor e propício para o aprendizado.
Siga nossas redes sociais - Instagram, Facebook, Youtube, Flickr e Linkedin.
Baixe o ebook: Guia de sugestões de atividades educacionais infantis
Leia mais no blog da Escola Viva: