por Anita Galvão, com colaboração de Francisco Ferreira e Katia Matunaga
Coordenação - Equipe Idiomas Escola Viva
Era uma vez uma aula de Inglês…
”Era uma vez” é uma frase com tempo verbal compartilhado pelas histórias populares, pelas crianças pequenas que se reúnem para brincar (“Faz de conta que eu era a mãe e você era o pai, tá?”) e pelos artistas. Um tempo que não cabe na história temporal, datada cronologicamente, como a do ontem ou do amanhã. No tempo e espaço cotidianos eu fui, sou e serei. Antigamente eu era menor, tímida e magrinha, mas isso é muito diferente de poder dizer “agora eu era”, seja lá o que for. Essa possibilidade não faz sentido nem na gramática nem na conversa de todo dia. Mas faz sentido em outro lugar e em outro tempo, no domínio do imaginário, presente na versão inglesa do “Era uma vez” (Once upon a time), que se poderia traduzir imprecisamente em português como “uma vez acima ou além do tempo”. O que nos dá uma pista para pensar que, além da experiência cronológica da História onde nos entendemos como pessoas que têm família, profissão, idade, endereço e documentos de identidade, temos uma experiência acima e além desse tempo. Onde se situa então essa experiência do “era”? (MACHADO, REGINA, 2004, p22)
”
A experiência do "era" no aprendizado da Língua Inglesa da Educação Infantil transborda as aulas de Inglês, ganhando espaço nos momentos de brincadeira quando as crianças têm protagonismo, e a língua ultrapassa as barreiras do desconhecido, encontrando novos significados.
Assim, a Língua Inglesa ganha novas dimensões, que contemplam e apoiam a construção de repertórios multiculturais, a interculturalidade, o reconhecimento e o respeito às diferenças. Essa prática está alinhada com a ideia do Inglês como língua franca (uso social da língua) e os multiletramentos, e questiona o conceito de Inglês padrão.
É na arte e na cultura da infância, presentes no dia a dia da Escola Viva, que costuramos com cores, música e poesia, o currículo escolar da Educação Infantil. As crianças do mundo brincam das mesmas coisas, e é nesse explorar do corpo, sons, ritmos e fonemas, que vamos construindo nosso repertório linguístico, também em Inglês.
Nesse amplo universo cultural infantil, encontramos diversas e riquíssimas formas de utilização da linguagem, que denominamos como "o brinquedo palavra".
Esse "brinquedo" inclui: fórmulas de escolha (choosing rhymes), trava-línguas (tongue-twisters), adivinhas (riddles), histórias (stories), cantigas (nursery rhymes), cantigas de corda (jump rope rhymes), brincadeiras de mão (hand clapping games), entre outras.
Através da brincadeira e da arte, convocamos a sensibilidade, a criatividade e a curiosidade da criança, elementos importantes para assegurar uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Nos encontros diários que acontecem em diferentes momentos da rotina, as crianças interagem com e através da Língua Inglesa, de uma forma orgânica e engajada, e tendo no faz de conta todo o apoio para poder brincar, aprender e ampliar a sua maneira de se comunicar.
Para fechar, assista ao vídeo Once upon a time there was an English class…
Baixe o ebook: A importância da excelência em inglês na escola
Siga nossas redes sociais - Instagram, Facebook, Youtube, Flickr e Linkedin
Leia mais no blog da Escola Viva: