por Angela Maricato
Professora do Ensino Fundamental da Escola Viva
O ano de 2020 ofereceu uma ruptura aos padrões escolares, estruturados em relações presenciais no processo de ensino aprendizagem.
Angela Maricato, professora do F1, premiada na 3ª edição do Professor Transformador
O contexto pandêmico complexo trouxe para o ambiente escolar uma nova era tecnológica e uma ruptura brusca com as bases de aprendizagens vividas pelos alunos, alunas, professores e professoras.
As mudanças do ensino presencial escolar para o ensino à distância acarretaram a construção de saberes não palpáveis e, muitas vezes, a individualização nos processos de aprendizagem.
Os alunos, as alunas e nós, professores e professoras, mutuamente, tivemos que ressignificar a sala de aula.
Reinventando a sala de aula
Há nuances nos processos de aprendizagem que só são perceptíveis no espaço de uma sala de aula física e que são vivenciados de forma singular pelos seus atores.
As aulas virtuais, muitas vezes, não contemplam a preciosidade do “tempo” da cognição, que ocorre nas frações de segundos dos momentos de troca de saberes entre os alunos e alunas. Bem como, não permite que nós, professores, “lancemos mãos” dos nossos sentidos, para observar os indícios, que os olhares, as expressões, as falas e ações dos alunos, explicitam nos momentos de interação entre o objeto de saber e seus colegas de classe.
Como engajar estudantes de 5º ano em seus processos no ensino remoto?
Como convocar os estudantes para serem protagonistas de suas aprendizagens?
Como construir processos de aprendizagens que contemplem a interação de saberes?
Vamos organizar uma rádio!
A ideia de criar o podcast “Deixa Ouvir” surgiu a partir de uma inquietação da professora Angela, em 2020, quando a turma e as escolas entraram no modelo remoto em função da pandemia.
O projeto de construção de uma rádio, por meio de podcast, pôde agregar a aprendizagem remota, as tecnologias digitais, expectativas de aprendizagens da série e interação entre os alunos.
O ensino remoto ainda era uma novidade. E todos ainda estavam se adaptando ao novo modelo que apresentava para os professores um desafio a mais.
No início do primeiro trimestre, a Angela fez uma série de podcast chamada “A hora do mito”, uma coletânea de contos e mitos, um projeto muito apreciado pela turma.
Pegando carona nessa ideia, surgiu a ideia da criação de uma uma rádio. O convite então foi feito para a turma: O que vocês acham de fazermos uma rádio?
A notícia na sala de aula
O Jornal Joca, publicação muito apreciada pelas crianças, também serviu de inspiração, pois as notícias já eram (e são!) constantemente lidas e discutidas por toda a turma.
O Jornal oferece conteúdos relacionados ao que está acontecendo no Brasil e no mundo, curiosidades, esportes e muitos outros assuntos do universo infantojuvenil, com linguagem adequada à faixa etária.
Angela apresentou para as crianças a CBN, canal onde os jornalistas conversam sobre algumas notícias. Ela então lançou a ideia de uma rádio feita por elas, onde poderiam falar sobre literatura, debates e vários temas interessantes.
Turma engajada
A turma se engajou imediatamente no projeto e toparam fazer uma vinheta, inspirados pela ideia da CBN: “CBN, a rádio que toca notícia”.
Também desenvolveram uma logomarca e partiram para as temáticas/editorias da rádio, como literatura, conversa de notícias, viagens, histórias dos lugares etc.
Os alunos e alunas roteirizaram todos os episódios da rádio, gravaram e fizeram as vinhetas.
A Poliana, do Joca, foi convidada para uma entrevista. Em fevereiro de 2021, alguns alunos da Escola Viva conversaram com o Jornal Joca em uma live no Youtube para contar a experiência de criar um podcast de notícias e falar sobre as dificuldades de desenvolver o projeto na pandemia, além de dicas para crianças que queiram desenvolver seus próprios programas.
A participação das crianças na live virou assunto para o blog da Viva e pode ser lido em Estudantes da Escola Viva criam podcast e falam sobre essa experiência na live do Jornal Joca.
O projeto da criação da rádio foi até parar na 3ª edição do Professor Transformador.
Angela Maricato, nossa professora do Fundamental, foi premiada com o 2º lugar na 3ª edição do Professor Transformador, com o podcast Rádio Deixa Ouvir, produzido totalmente à distância pelos estudantes do 5º ano de 2020 da Escola Viva.
Angela Maricato, professora do F1, recebendo o prêmio
Baixe o ebook: Educação Integral e Ensino de Qualidade
Siga as redes sociais da Escola Viva - Instagram, Facebook e Linkedin
Leia mais no blog da Escola Viva