por Francisco Ferreira
Diretor Pedagógico da Escola Viva
Diante de um mundo globalizado e conectado, o inglês se consolida como língua franca para comunicação internacional. Permite a interação com todos os cantos do mundo e a circulação de informações que colaboram na construção de debates globais.
Como seria, por exemplo, a luta contra a covid-19, se ciência e governos não contassem com o inglês para troca de experiências? As pesquisas teriam mais dificuldade para circular; e as consequências, certamente, seriam ainda mais graves.
O Inglês representa hoje a principal língua de acesso à informação, ciências, artes e culturas diversas.
Com função social e pessoal, utilizamos o inglês em situações do cotidiano: pesquisas na internet, compreender letras de músicas, nos comunicar com outros países, viajar….
Para fins acadêmicos, amplia as possibilidades de trabalho colaborativo e de publicação de pesquisa, assim como de estudo em diferentes países.
Quanto ao uso para fins profissionais, é a língua de comunicação entre empresas e em processos de formação continuada, como cursos, conferências e palestras.
Existe ainda a dimensão intercultural. Ao nos comunicarmos em inglês em um contexto globalizado, expressamos e interagimos com diferentes referenciais de valores e de visões de mundo, o que amplia de forma significativa a nossa compreensão do planeta em que vivemos.
As atividades relativas ao ensino do Inglês são planejadas para que os estudantes exercitem a comunicação autêntica.
As atividades consideram o repertório e o perfil de aprendizagem dos estudantes, sendo adaptadas às necessidades e capacidades de cada idade.
No entanto, os materiais preservam a forma como o idioma é, de fato, utilizado, sem simplificações.
No trecho de um vídeo ou no recorte de uma reportagem selecionados para uma aula, por exemplo, é sempre utilizada a linguagem original, o que garante que o estudante se aproprie efetivamente da língua e esteja preparado para utilizá-la em situações reais.
No final de 2021, a escola organizou o evento Mobilização pela Sustentabilidade - Mudanças climáticas e teve a oportunidade de viver com alunos e alunas, além das famílias e equipe, uma série de atividades que abordaram o assunto, também em evidência devido à COP26 - Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.
Alunos e alunas do Fundamental 2 leram “Trees of Peace“, de Jeanette Wilson, obra que conta a história de vida da ambientalista e ativista política queniana Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1977. Mr. Paul Thiong’o, do Green Belt Movement, fundada por Wangari, falou diretamente à nossa escola.
Este vídeo - Trees of Peace | Mobilização pela Sustentabilidade - coroa a sequência didática “Where do bright ideas come from?”, realizada nas aulas de Inglês.
Mais do que dominar as estruturas e regras gramaticais da língua ou possuir um amplo vocabulário, são necessárias experiências reais de situações de comunicação. Gradativamente, os estudantes descobrem a língua como um recurso para acessar e expressar novos conhecimentos, pontos de vista e sentimentos.
As propostas de pesquisas partem de temas reais, como debates da atualidade ou assuntos ligados aos interesses dos próprios estudantes. É importante que o aluno entenda a relevância e atribua sentido às propostas.
Assim, o Inglês deixa de ser apenas um conteúdo que “cai na prova” ou que é cobrado pelos vestibulares, passando a ser desejado como competência comunicativa.
A preparação para as avaliações externas é certamente fundamental, mas quando o estudante já tem esse preparo prévio, o Inglês para vestibular e ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) torna-se simplesmente consequência de saberes já construídos.
Para oferecer atividades dinâmicas e criativas, contamos com vários recursos:
A plataforma PenPal Schools disponibiliza materiais em Inglês sobre temas relevantes e atuais, servindo como fonte de pesquisa e forma de contato com a língua.
Os estudantes podem desenvolver projetos relacionados aos temas e disponibilizá-los para outros jovens, assim como ter acesso a produções de outros jovens espalhados pelo mundo. Uma grande oportunidade para exercitar a comunicação social autêntica, fazer pesquisas, desenvolver projetos na língua e viver experiências em contextos interculturais.
A consultoria Daqui pra Fora, parceira da Escola Viva já há alguns anos, orienta jovens na preparação para processos seletivos de universidades no exterior.
Proporciona atividades - como simulados de SAT (Scholastic Aptitude Test) e de ACT (American College Testing) - e também a possibilidade de contratação individual por famílias que busquem por uma consultoria focada nos interesses do próprio estudante.
Uma equipe multidisciplinar apresenta o cenário das opções disponíveis e, junto ao jovem e à família, ajuda no desenvolvimento de um plano acadêmico de estudos e ações para o ingresso na faculdade escolhida.
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame utilizado no mundo todo para medir e certificar competências comunicativas em Inglês.
Na Escola Viva, sua aplicação ocorre a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, com a prova TOEFL Primary. A partir do 6º ano, a prova é a TOEFL Junior. Para estudantes mais avançados, há a possibilidade da TOEFL ITP (Institutional Testing Program).
Os exames são realizados pela ETS (Educational Teste Service), que é uma das mais renomadas instituições de avaliação de proficiência em língua inglesa no mundo inteiro.
Além dos certificados, o resultado dos exames oferece uma descrição do grau de proficiência dos candidatos, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes e ajustes nos planos de aula.
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