por Francisco Ferreira, Edmilson de Castro, Pablo Quijada e estudantes Escola Viva
Do dia 3 a 7 de setembro de 2021, ocorreu a 17ª edição do Fórum FAAP, uma simulação composta por 13 comitês, que discutiram os mais variados assuntos, desde as consequências da pandemia até pautas fictícias, como a colonização de Marte.
O Fórum contou com mais de 380 alunos de diversas escolas, incluindo a Escola Viva, que foi a primeira e única a enviar alunos de oitavos e nonos anos.
A CCOM (Comitê de Comunicação) também teve a participação de estudantes da Viva.
Além do excepcional desempenho de todos os jornalistas que participaram da simulação, a Viva levou para casa os dois prêmios de menção honrosa da imprensa, para o aluno Eduardo Cardoso Abrão e para a aluna Isabela Santana dos Santos; duas menções honrosas, uma para o aluno Tiago Americano (COP-26) e outra para a aluna Beatriz Pernambuco; e o prêmio de melhor negociador para o aluno Guilherme Dal Fabbro.
“Como imprensa, nosso papel era acompanhar os comitês e escrever notícias, crônicas, reportagens ou charges daquilo que ocorria nos debates de acordo com a visão do jornal que fazíamos parte.
Todo início de sessão, nós nos reuníamos com a nossa chefe de imprensa e escolhíamos algum comitê para cobrir. Eram muitos comitês para acompanhar e esta era a parte mais interessante: ao invés de ficarmos em um só debate, podíamos visitar todos os comitês e nos envolver em diferentes assuntos, línguas e épocas enquanto escrevíamos.
Durante o Fórum, todos os textos eram publicados no site para que os delegados pudessem acompanhar a imprensa de acordo com o seu comitê, o que deixou a experiência com os textos sendo mencionados em sessões seguintes.
Foram cinco dias cansativos, porém produtivos, nos quais imagino que todos tenhamos complementado nossas habilidades de anotações rápidas, entrevistas e produções textuais.
Não paramos quietos em nenhum momento, durante as sessões iniciávamos alguma coisa e nos intervalos continuávamos a escrever. Os dias de crise foram extremamente corridos, anotando tudo que acontecia, todas as propostas de resolução e toda polêmica gerada.”
“A primeira vez que participei de uma simulação foi ano passado, na SiV 2020 (Simulação Viva), e foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora, uma vez que saí da minha zona de conforto para escrever textos jornalísticos, gênero que não costumo trabalhar com frequência.
O Fórum FAAP foi a segunda vez que participei de uma simulação, novamente como imprensa, e mesmo já estando familiarizado com o funcionamento da imprensa escrita, e a escrita do gênero jornalístico, enfrentei outros desafios no caminho.
A cada 3 sessões em média, trocávamos de comitê, então sempre que mudava de comitê, era necessário o dobro de atenção para me ambientar no debate. Esta dinâmica, por mais que adicionasse uma certa dificuldade, nos permitiu ouvir diversas discussões sobre outros assuntos, e consequentemente trouxe variedade aos textos produzidos.
A carga horária também é diferente, contando com 5 dias, ao invés dos 3 da SiV, resultando em uma rotina mais puxada. Essas e outras diferenças entre a FAAP e a SiV fizeram do Fórum uma experiência completamente diferente, mas agregadora da mesma forma.
Em comparação com a simulação passada, senti que evoluí consideravelmente, e atribuo muito tal evolução à Viva. O desenvolvimento do pensamento crítico, trabalho de diversos gêneros textuais, além da ampliação do vocabulário foram, boa parte, resultado das aulas que tenho na escola, em especial as de Língua Portuguesa e Produção Textual.
Embora cansativa, a sensação de realização deixou uma ansiedade para a próxima simulação, onde tentarei superar meu desempenho nas duas predecessoras.”
Alunos e alunas do 9º ano homenagearam e presentearam o professor Pablo como agradecimento a todo o empenho na preparação da delegação para o Fórum.