Daniela Munerato
Coordenação Pedagógica de Fundamental 1 - 1º e 2º anos
A vontade de viver esse tempo de um convívio diferente na companhia de amigos, amigas, professores e professoras estava guardada já fazia muuuito tempo…
Desde a notícia de que em 2020, devido à pandemia, ele não aconteceria, guardamos uma vontade que cresceu… cresceu…e cresceu… e que, neste ano, trouxe com ela muitos sentimentos, alguns esperados, outros intensos e desconhecidos.
E esse momento, tão esperado por todos, aconteceu agora, em abril!
Antes mesmo do galo cantar no Quintal da unidade da Educação Infantil da Escola Viva, já tinha gente na escola.
Malas prontas, uma grande animação misturada com um pouquinho de frio na barriga.
Antes de contar essa delícia de história, precisamos espiar pelas janelinhas dos espaços da Escola Viva para compartilhar com vocês um pouco do importante trabalho prévio realizado antes da data da viagem. Trabalho que garantiu uma dose extra de tranquilidade e segurança que levamos na bagagem.
Esse “aquecimento” acontece habitualmente nos preparativos para estudos do meio. Mas, neste ano, foi diferente (especial!), pois precisávamos considerar nosso momento de readaptação de forma geral e em diferentes aspectos.
O ano começa com incertezas. A data para a nossa viagem já estava agendada, mas, por questões de segurança, ainda dependíamos de algumas confirmações e também do andamento das notícias a respeito da pandemia.
Em março, a possibilidade foi confirmada: o Replago já estava marcado nos nossos calendários.
Cada grupo teve seu caminho de preparação, considerando os limites de cada criança com a ideia comum do quanto a força do grupo era importante para que todos vencessem os desafios.
Foram muitas rodas de conversa para falarmos do medo de dormir fora de casa, de estar longe da família, das situações tão especiais que viveríamos e de como poderíamos enfrentá-las.
Mostramos vídeos e compartilhamos histórias de momentos já vividos no passado, por outros alunos e alunas neste mesmo lugar.
Cada criança foi vivendo seu processo…cada criança foi desejando seu caminho…
Com a parceria da professora Sheila, de Artes, os grupos fizeram muitas produções, como os jogos de trilha dos sentimentos e árvores que simbolizavam o grupo, por exemplo.
O professor Ricardo, de Maker, nos ajudou na produção dos nossos poderosos amuletos de coragem.
Brincamos de acampamento, simulamos a organização das malas e todo o resto que não poderia faltar…
E, assim, partimos rumo à nossa aventura! Cuidadosos com os grupos, mas também com olhares específicos para cada uma das crianças.
Foram muitas conversas com as famílias e esta parceria é sempre fundamental.
O tempo de viagem foi de descanso, conversa, lanche, brincadeiras, olhando paisagens, buscando carros das cores combinadas! O momento do ônibus é sempre muito divertido!
Chegando lá, fomos recebidos carinhosamente pela equipe de coordenadores e monitores que nos acompanhariam.
Ah! Estávamos com muitas expectativas para conhecermos nossos chalés: grilo, tucano, jabuti, lontra, ganso, arara, tatu, lambari, ouriço, capivara, garça, coruja, arara!
Escolhermos as camas e já nos acomodarmos.
Os dois dias foram muito intensos e passaram voando…
Desde cedinho até o entardecer, muita emoção à luz do sol com as brincadeiras em grupos, atividades aquáticas, atelier, cama elástica, tirolesa, passeio com biólogos.
Ufa, quanta energia!
E, à noite, lanternas acesas para ajudar a recarregar as energias com brincadeiras para finalizar o dia.
Deixamos o lugar com muitas histórias para contar, abraços apertados e muitas fotos que marcaram esses dias especiais que vão durar para sempre em nossas memórias.
Agora, nossa vontade de estar neste espaço é diferente, conhecida, colorida, com vínculos e vivência.
Vamos guardá-la e esperar o próximo ano para nosso reencontro!
Veja aqui um breve vídeo com os melhores momentos do Replago - 1º a 5º ano de 2022.
Baixe o ebook: Desenvolvendo competências socioemocionais na escola
Siga nossas redes sociais - Instagram, Facebook, Youtube, Flickr e Linkedin
Leia mais no blog da Escola Viva: