por Camila Melo
Nutricionista Grupo Bahema Educação
A nossa alimentação reflete a relação que temos conosco e também com os outros, com as nossas memórias e com a nossa história.
O gosto, a forma e o cheiro de um alimento são capazes de nos remeter a antigas histórias e têm o poder de resgatar sensações e sentimentos perdidos no tempo: memória de um encontro, de uma descoberta, de uma brincadeira, de um afeto…
…ou de uma música - como “Prato Fundo” - que deu título ao nosso texto e é cantada atualmente por um dos nossos grupos na Educação Infantil…
O que se come?
Nesse sentido, o que se come é tão importante quanto:
quando se come,
onde se come,
como se come,
e com quem se come.
A ideia de uma alimentação saudável vai muito além de um prato colorido.
O saudável está em experimentar novos sabores, sentir novos cheiros, morder novas texturas…
Novas receitas nos ajudam a conhecer a função de cada alimento e a entender a cultura envolvida no “comer”, mas, sobretudo, a sentir prazer com tudo isso.
É de pequenino que se torce o pepino?
Durante a infância, descobrimos nossas preferências e nossas aversões alimentares. Criamos hábitos que podem nos acompanhar ao longo de toda a vida.
É nesse período que novos sabores são introduzidos. E a Escola, o grupo, tem um importante papel em tudo isso.
Comida também é questão de educação
Dividir o mesmo lanche entre os alunos e alunas é um hábito presente nos mais de 40 anos da Escola Viva.
Desde o início até hoje, uma concepção mais abrangente de Educação Alimentar é parte integrante (e importante!) do nosso trabalho pedagógico.
Como educadores, entendemos que a construção de um caminho sustentável e consistente da educação alimentar, principalmente nos primeiros anos de vida, é fundamental para a formação de hábitos saudáveis.
Temos o desafio diário de elaborar cardápios que conjuguem composições saudáveis com refeições prazerosas, capazes de criar significados que deixem marcas na história de cada criança.
O estímulo à alimentação saudável não ocorre apenas no momento das refeições, ele faz parte do nosso dia a dia, da nossa proposta pedagógica, está na sala de aula, no quintal, nos estudos de meio, nos eventos e pode também estar na casa de cada um de vocês, pois o exemplo da família também é um importante recurso nesse trajeto.
A comida na lição de casa
Seja o exemplo!
Se você quer que o seu filho ou filha adote uma alimentação saudável como hábito, é fundamental que a família seja o principal exemplo. Para que a criança ou o adolescente se alimente bem, é importante que toda a família faça o mesmo.
Sendo assim, procure refeições ricas, balanceadas e coloridas para comerem em família.
Verduras, legumes, hortaliças e frutas variadas devem sempre colorir a rotina alimentar.
Logo você vai perceber que um cardápio saudável desperta o gosto da criança por alimentos mais nutritivos.
Com a mão na massa
Convidar as crianças para participar do preparo dos alimentos é uma estratégia positiva (e infalível).
Todos com a mão na massa.
Quando a criança participa dos processos de escolha e preparo dos alimentos, ela consegue ter uma maior consciência sobre o que ingere e sobre os processos pelos quais os alimentos passam até chegar à mesa.
Além disso, cozinhar em família significa aprender juntos e criar vínculos afetivos.
Durante o preparo, temos a oportunidade de experimentar cheiros, texturas e sabores, o que faz com que valorizemos ainda mais a alimentação.
Os alimentos, nosso combustível
Os alimentos são o nosso combustível! É o que nos mantém ativos, saudáveis e funcionais.
O cuidado com a alimentação é fundamental para a garantia de um desenvolvimento humano saudável.
Quando escola e família conversam, compartilham projetos e estabelecem parcerias, fica mais fácil o crescimento e o desenvolvimento pleno da criança.
A alimentação saudável é uma marca desde o nascimento da Escola Viva.
Nós acreditamos na formação de um paladar amplo para uma boa nutrição.
Por isso, conte sempre com a gente!
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