por Fernando Cardoso
Coordenação Pedagógica Fundamental 1
Na Escola Viva, acreditamos na aprendizagem significativa, construída das múltiplas relações que alunos e alunas estabelecem entre as áreas do conhecimento, em ambientes colaborativos de trabalho.
A Proposta Integrada - ou PI, como é chamada por aqui - é um poderoso recurso didático para essa construção.
Vamos falar mais sobre isso?
Já há algum tempo, nós, educadores, discutimos a necessidade de rever os sistemas educacionais diante de um mundo globalizado, abastecido diariamente de muitas e novas informações.
Além disso, temos também as frequentes (e rápidas!) mudanças de interesses por parte dos nossos estudantes. Todo dia tem novidade pipocando por aqui!
Diferentes situações de aprendizagem possibilitam aos alunos e alunas uma melhor compreensão do mundo e do seu próprio potencial, pois favorecem o diálogo entre uma diversidade de sujeitos, produções e linguagens.
Segundo Telma Weisz e Ana Sanches, em “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem”:
“De uma perspectiva construtivista,
as crianças precisam nadar na cultura, ou, como se diz atualmente, navegar.
Navegar na cultura, na internet, na arte, em todas as áreas do conhecimento,
em todas as linguagens, em todas as possibilidades.”
É uma proposta que integra áreas, disciplinas e conteúdos, oferecendo atividades com desafios e processos variados para alunos e alunas em subgrupos integrados (turmas/séries diferentes) que trabalharão simultaneamente.
A Proposta Integrada possibilita situações de interação com o conhecimento em “cantos de atividades” que propõem diferentes formas de produções e contemplam variadas linguagens.
A escolha do “canto” é feita pelo aluno ou aluna, que elege a atividade que deseja fazer, com o apoio e a orientação da equipe pedagógica.
Primeiro, apresentamos aos alunos e alunas os eixos/campos de trabalho.
A equipe pedagógica planeja propostas relacionadas aos eixos e cuida para que todos eles sejam contemplados de forma equilibrada.
Depois, alunos e alunas escolhem o canto/proposta. É possível (e desejável) que alunos ou alunas de séries diferentes participem do mesmo canto/proposta.
A Proposta Integrada faz parte do nosso currículo e, portanto, da rotina escolar.
O estudante participa de um canto por um período específico e, após esse período, escolhe outro canto… Um dado importante de ressaltar é que nem todos conseguem passar por todos os cantos.
Esse exercício de escolhas - ora positivas, ora decepcionantes - possibilita momentos de reflexões sobre o cotidiano e sobre as relações, de dentro e de fora da escola, o que contribui para a aquisição de um corpo de valores e ideais.
Dispositivos didáticos como a Proposta Integrada melhoram as relações entre os estudantes e entre os grupos, além de explorar habilidades para o trabalho em equipe, um desafio real para além dos muros da escola.
A prática também valoriza o exercício da escolha que pode acontecer pela afinidade com a temática, pela diversidade de linguagem e pelo equilíbrio das áreas do conhecimento.
A PI considera o interesse do estudante e possibilita uma maior autonomia do aluno ou aluna em relação ao professor.
Como parte da grade curricular, a Proposta Integrada respeita a singularidade do estudante, conecta os saberes por meio de múltiplas linguagens, favorece a construção da autonomia e valoriza o protagonismo.