por Comitê Antirracista da Escola Viva
Romper com o racismo exige coragem e intencionalidade (Diangelo, 2018) e é isso que a comunidade Viva vem buscando!
Afinal, o racismo está em todos os lados, inclusive nas escolas, e negar este fato é uma das principais causas para a demora desta luta tão importante.
Está mais do que na hora de recuperar este atraso!
Criado em 2022, o Comitê de Educação Antirracista Viva - formado por alunos, alunas, integrantes da equipe e das famílias - se reúne, discute, reflete e estuda tópicos importantes e urgentes relacionados a duas questões principais:
Como transformar a Escola Viva em uma escola preparada para combater a discriminação racial?
Como oferecer às nossas crianças e adolescentes uma educação mais humanista e inclusiva?
Muito já foi feito nessa direção, mas o movimento precisa crescer. Foi para isso que convocamos toda a comunidade Viva para o Encontro de Letramento Racial e Diagnóstico sobre Relações Raciais na Escola.
Nesse olhar para dentro, falamos de avanços, mas, principalmente, identificamos os pontos que mais necessitam de atenção, urgência e cuidado. Num lindo e ensolarado sábado de abril, muitos integrantes da nossa Comunidade Viva reuniram-se para essa conversa de ‘olho no olho’ que, certamente, renderá muitos (e ótimos!) frutos para a construção de uma comunidade Viva antirracista.
Além dos conteúdos apresentados pelo Comitê de Educação Antirracista, o evento também contou, mais uma vez, com as contribuições - sempre enriquecedoras - dos Integrantes do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Bahema Educação: Fábio Conceição, Bianca Laurino e Fred Ferreira.
Depois de algumas introduções teóricas, os participantes foram divididos em pequenos grupos a partir de alguns focos de discussão:
- Intervenção imediata contra xingamentos, piadas e apelidos discriminatórios
- Quebra de silêncio e mudança de olhares para desnaturalizar o racismo
- Distribuição de afeto e atenção e fortalecimento de relações de amizade
- Reconhecimento do corpo e da estética negra
- Democratização do acesso aos lugares de poder
- Conhecimento de leis e documentos sobre educação e relações raciais
- Inserção e abordagem de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e indígena
- A sala de aula como lugar para uma educação antirracista
No total, 40 questões materializaram esses pontos. Elas foram distribuídas para a avaliação dos grupos, complementando perguntas como:
“A escola reconhece quando acontecem situações que envolvem xingamentos, piadas e apelidos pejorativos contra pessoas negras?”
“Diante de situações de discriminação racial, as crianças são orientadas a não ficarem caladas e a procurar a ajuda de adultos preparados para acolhê-las?”
“As crianças negras têm a oportunidade de conhecer e ouvir, por parte dos professores e professoras, falas positivas sobre sua estética (beleza), a história e a vida de pessoas negras no Brasil e no mundo?”
Para responder estas questões, os grupos atribuíram conceitos representados por 3 cores:
VERDE - o processo de melhoria da qualidade já está em um bom caminho.
AMARELA - as medidas apontadas na questão já foram iniciadas, mas ainda merecem mais cuidado e atenção.
VERMELHA - a questão representada na pergunta é inexistente ou quase inexistente e precisa de intervenção imediata.
O painel diagnóstico gerado por cada grupo e depois discutido entre todos os participantes do encontro, sem dúvida, ajudará o Comitê Antirracista Viva (e toda a comunidade) a reconhecer os avanços que já foram ou estão sendo conquistados, a identificar pontos urgentes e também a traçar estratégias de ação para os próximos passos.
Temos agora um excelente ponto de partida! E para chegar onde queremos, segue o convite:
Participe da Luta Antirracista da Escola Viva!
Basta entrar em contato pelo APP da Escola Viva.
Baixe o ebook:
Projetos de vida: como a escola pode ajudar jovens estudantes a construírem seus futuros
- Estudos do Meio: quando a aprendizagem acontece em todo lugar
- Educar: inventar problemas para fazer pensar
- A Cultura da Paz nas Escolas
- Um mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes
- Quando jovens ensinam…
- Eletrônicos no contexto escolar: ajudam ou atrapalham?
- Educação integral – afinal, o que ganham as crianças ficando mais tempo na escola?
- O desafio nosso de cada dia - como fazer dos conflitos algo positivo para o desenvolvimento de nossas crianças?
- Queremos você ao nosso lado
- Atividades complementares em uma Escola que é Viva
- No quintal tem um pé de livro