Por Flávia Montagna e Kátia Keiko Matunaga, Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil da Escola Viva
Desde 2017, a Escola Viva, conectada com a realidade de sua comunidade, tem investido num tempo maior de permanência na escola, sem perder princípios que são norteadores do trabalho com essa faixa etária.
A escola de educação infantil tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças possam aprender e se desenvolver em todas as áreas: cognitiva, emocional, social e física. A isso, denominamos educação integral.
Nesse sentido, a escola deve planejar e oferecer experiências de diversas naturezas como jogos, brincadeiras, atividades artísticas, esportivas e culturais. Essas atividades devem ser realizadas de forma lúdica e prazerosa, estimulando a criatividade, a curiosidade e a imaginação das crianças.
Aumentar o tempo de permanência na escola significa rever a organização das rotinas na escola, a ocupação dos espaços e a formação da equipe. Trata-se de um trabalho que desenvolvemos continuamente, buscando oferecer um tempo de qualidade. Alternar momentos coletivos com momentos individuais, momentos de expansão e momentos de recolhimento, permanência em ambientes fechados e ao ar livre, tudo isso precisa ser considerado para garantir o acolhimento e o respeito à infância, que são premissas do nosso trabalho.
Embora a ampliação do tempo que as crianças permanecem na escola possa ser vista como uma resposta às mudanças na sociedade contemporânea, essa abordagem também pode gerar questionamentos sobre o tempo de ser criança. Por um lado, a escola é hoje uma rede de apoio para as famílias, mas, por outro lado, e a perspectiva das crianças? O que significa estar mais tempo na escola? O que elas ganham com isso?
Para nós, significa um tempo ampliado de convivência com as outras crianças, significa um tempo em que podem comer juntas, conversar mais, estar em contato com a natureza, ter tempo de brincar livremente. Significa planejar bons contextos para trocas, para ter contato com as brincadeiras e brinquedos tradicionais, com o faz de conta, com a música, com a arte e com o corpo em movimento.
Significa mais tempo para explorar, descobrir e experimentar o mundo ao seu redor. É através dessas experiências que elas desenvolvem habilidades importantes, como a imaginação, a criatividade, a curiosidade, a autonomia e a sociabilidade.
Ampliar o tempo das crianças na escola significa oferecer a elas um tempo de qualidade. E qualidade, quando pensamos em crianças de 1 a 6 anos, significa respeito às demandas individuais, mesmo em um ambiente coletivo. O momento de descanso e alimentação, por exemplo, são cuidados nessa perspectiva. Passado o período de adaptação, professores e professoras conhecem o padrão de alimentação de seus alunos e suas alunas, conhecem a necessidade de descanso, e podem oferecer ajudas adequadas a cada um deles.
E as crianças, como grupo, também se ajudam, se agrupam, reconhecem e dividem interesses e brincadeiras, assim, se constrói um tempo saudável, planejado e cuidado por toda a equipe da escola. Um tempo privilegiado de conviver e brincar, de aprender e de ser.
Que nossas crianças possam viver plenamente seu tempo ampliado na escola, e ter seus direitos de brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se, preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre assegurados.
Afinal, como nos diz Alejandro Suárez, um menino de 6 anos, quando perguntado sobre o que é o tempo, o tempo é vida!
Conheça a Educação Infantil da Escola Viva.