por Marília Costa Dias
Diretora Pedagógica da Escola Viva
Este começo de ano é muito especial, após dois anos tão atípicos, com tantos desafios, restrições e cuidados.
Estamos começando o ano, de forma presencial e com a perspectiva de continuarmos assim até o final do ano letivo.
É verdade que ainda precisamos tomar muitos cuidados, seguir os protocolos com rigor, mas isso não diminui a alegria do reencontro, que tanto marcou essas primeiras semanas de aula.
As crianças e os jovens voltaram com saudades dos seus colegas e de suas professoras e professores. Todos estavam cheios de novidades para contar e com muita vontade de brincar, conversar e interagir.
Também os adultos da escola ficaram felizes com esse reencontro.
Estávamos cheios de vontade de vivenciar estes momentos de partilha de afetos, de saberes, de experiências.
Interação entre alunos - unidade Fundamental e Médio
Nós humanos precisamos desse contato próximo para construir a nossa humanidade, a nossa identidade como pessoas, como cidadãs, e como participantes de um projeto maior, de vida, na família, na escola, na cidade, no planeta.
Mas o contato próximo não necessariamente gera relações de troca e uma convivência produtiva e harmônica.
Como diz o filósofo Mario Sergio Cortella:
"Há duas possibilidades resultantes da junção de pessoas: ou se tem uma comunidade ou um agrupamento" (p. 32).
Para Cortella, um agrupamento é a junção de pessoas que têm objetivos que coincidem, mas não têm mecanismos de proteção recíproca nem estruturas de autopreservação, que são processos típicos de uma comunidade, assim como o compartilhamento de objetivos. A família tem que ser uma comunidade, assim como a escola!
Momento de interação - Biblioteca da unidade Fundamental e Ensino Médio
A identidade pessoal é construída com base na relação que cada um estabelece com os demais.
Não nos desenvolvemos no isolamento, e sim na interação com outras pessoas.
Por isso, as relações interpessoais são imprescindíveis para o desenvolvimento humano.
Contudo, o tipo de relação que estabelecemos define a nossa identidade… de modo que faz toda a diferença se a escola ou a família se constituem como um agrupamento ou como uma comunidade!
Estudo de cores em grupo - Infantil
Nós, os humanos, não nascemos prontos, nos construímos nas experiências da vida.
Nesse sentido, crescer em uma comunidade, que valoriza o conhecimento, a cultura, o diálogo, fomenta a participação, o respeito mútuo, e a responsabilidade consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Crescer cria possibilidades de escolha, pois nos coloca o desafio de decidir como queremos viver, que pessoa e cidadão queremos ser e qual mundo queremos construir.
Como diz o economista Amartya Sen:
"algo muito importante é perdido se as portas da escolha são firmemente fechadas no rosto de crianças pequenas, por conta de uma crença equivocada de que a tradição torna a escolha desnecessária".
Atividade Grupo Amarelo
Quero encerrar esta reflexão, expressando o meu compromisso e desejo de que a comunidade Viva seja sempre este ambiente "que estimula o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração para formar pessoas preparadas para o mundo imprevisível e complexo em que vivemos" (site Escola Viva).
REFERÊNCIAS:
CORTELLA. M.S.; LA TAILLE, Y. Nos labirintos da moral. Campinas, SP: Papirus, 2005.
Escola Viva - https://www.escolaviva.com.br/
SEN, A; KLIKSBERG, B. As pessoas em primeiro lugar - a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras. Edição Kindle.
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