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Projeto da Implantação Bibliotecas Escola Viva

Escrito por Editor | 5 de Março de 2020

Por Carolina Mennocchi

A literatura é um espaço de desacato, capaz de fazer os leitores contornarem riscos e enfrentarem contradições e todos os tipos de perguntas. No ato de ler, um livro se converte em ser vivo capaz de nos interrogar, perturbar e ensinar a olhar zonas ainda nāo compreendidas de nós mesmos. Faz com que os leitores sejam capazes de apreender que a única liberdade que se constrói e a liberdade de pensamento.

(María Teresa Andruetto)

Já há algum
tempo, vivemos com o queixo no peito, o nariz na tela e as mãos cada vez mais
rápidas nesse tricô tecnológico que nos rouba o tempo das reflexões. Vivemos
tempos midiáticos e velozes, a concorrência da tecnologia é intensa, exercendo
enorme sedução sobre a nossa curiosidade.

A Escola Viva acredita que para o uso consciente e produtivo desse mundo virtual é fundamental investirmos em literatura. Citando o mestre Antônio Candido: “O direito ao acesso à palavra escrita, à leitura é fundamental para a formação do ser humano e corresponde a uma necessidade universal”. Para a nossa Escola este direito sempre foi uma tarefa incontestável ao formar leitores e escritores autônomos, competentes e críticos.

Ao contrário
do que se profetiza sobre o fim dos livros, o hábito leitor estimula a
criatividade e a imaginação; fortalece o enfrentamento de variadas situações de
vida e o sentido da existência; favorece novas aprendizagens e desperta
curiosidades. Contribui para que crianças e jovens desenvolvam a capacidade
crítica, se apropriem de um discurso competente e, principalmente, criem
empatia. Cada texto lido de forma reflexiva estende pontes que ajudam o leitor
a conhecer e compreender tanto culturas quanto o seu universo interior. Com
repertório e autonomia, nossos jovens poderão desfrutar dos benefícios dos
tempos digitais com maturidade e discernimento.

Nossa
instituição se reafirma diariamente como um ambiente responsável por cultivar o
indelével valor da leitura e, para compor nossos propósitos de 2020, estamos
ressignificando as Bibliotecas dos  três
segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio).

Neste mundo
fluído e flexível, já não basta oferecer uma seleção de obras de qualidade
literária com diversos gêneros. É nossa responsabilidade formar uma comunidade
de leitores. Nossos espaços literários devem garantir a todos - discentes,
docentes, funcionários e familiares/responsáveis - as condições materiais e
sociais para exercer o direito de se tornar um leitor.

Uma comunidade
leitora caracteriza-se por ser composta por leitores que conversam sobre o que
leem, opinam, indicam livros, comentam, compartilham sobre autores e sentem
prazer nessa troca. Isso gera autoconhecimento, empatia e atitude! Isso gera
encontros!

Nossos livros
agora se abrem em roda para receber nossos alunos.

Estamos
revendo nosso acervo, organizando clubes de leitura e iniciando os preparativos
da 7o.edicão da Semana Literária Viva.  Programamos visitas a bibliotecas públicas
para apropriação do uso da cidade como espaço formador de cidadania. Estamos
reativando projetos de trocas e doações de títulos por todo o Brasil e  potencializando a formação de nossos
profissionais para ampliar seus conhecimentos sobre o objeto de ensino, a
leitura e, ao mesmo tempo, o avanço na sua própria formação enquanto leitores. Além
de mantermos a regularidade da atividade habitual de leitura, modalidade
organizativa do tempo didático, de forma sistemática e planejada no nosso
cotidiano escolar.

Ao longo do
ano, destacaremos diversas ações literárias reconhecendo na Escola um potente
cenário de influências e aprendizagens, um centro irradiador e dinamizador das
práticas de leitura. É necessário tomarmos as rédeas dessa peregrinação mágica
e caleidoscópica da virtualidade escolhendo delicadamente ao que vamos dedicar
(ou dividir) o nosso tāo precioso tempo.