por Michael Hafran Filardi - Coordenação Pedagógica da Escola Viva
Há poucos dias, todos nós acompanhamos e torcemos pelos nossos atletas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
Por lá, os Jogos já terminaram, mas, na Escola Viva, seguem a todo vapor!
Apesar de incentivarmos muito a prática de esportes entre nossos estudantes, neste texto, falamos de outro tipo de olimpíada, as olimpíadas acadêmicas!
Assim como também acontece nos Jogos Olímpicos, o processo de preparação para as olimpíadas acadêmicas também exige treino, exercícios, trabalho em equipe e muita dedicação.
E também como nos Jogos Olímpicos, a experiência das olimpíadas acadêmicas promove muito aprendizado e satisfação aos participantes.
Portanto, como em todo tipo de competição, assim, como teria dito o emblemático Barão de Coubertin há mais de 100 anos: “o importante é competir”.
A cada ano, estudantes da Escola Viva têm ampliado a participação e, consequentemente, atingido melhores resultados nas Olimpíadas Acadêmicas Nacionais das mais diversas áreas do conhecimento.
As sementes plantadas - e regadas diariamente - têm gerado frutos interessantes.
Tem sido interessante observar o interesse e o engajamento que o tema ganha - ano a ano - entre a nossa comunidade estudantil.
Nosso método pedagógico privilegia uma educação integral com foco nos processos e no desenvolvimento de habilidades e competências amplas, mesmo assim, consideramos importante apresentar esse tipo de oportunidade pedagógica que motiva e incentiva nossos estudantes.
Apesar de toda a importância e ensinamentos que acontecem em todo o processo de preparação para a participação nos eventos, também é importante que se fale dos resultados.
E aqui vamos falar deles - os resultados - contando apenas a respeito de alguns exemplos, que nos inspiram a celebrar nossos processos.
Em 2024, praticamente triplicamos o número de estudantes de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental 2 interessados pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e pela Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Nossos estudantes têm voado alto…
No primeiro semestre de 2024, a prova foi baseada em interpretação de conhecimentos gerais sobre astronomia e astronáutica. E, temos o orgulho de anunciar que, desta participação, nossos estudantes de 7º ano já conquistaram um Ouro e um Bronze!
Além disso, na MOBFOG, tivemos uma equipe medalhista de ouro no 9° ano, com um lançamento de foguetes a mais 200 metros de distância, o que os classificou novamente à Jornada Nacional de Foguetes, competição brasileira interescolar realizada em novembro, no RJ.
Vale destacar também a brilhante participação de equipes de 8° e 9° anos na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONBH), organizada pela Unicamp.
Equipes engajadas e se divertindo em todo o processo que seguiu ao longo do avanço das fases.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foi a primeira da qual participamos.
E seguimos participando ano após ano da OBMEP. Anualmente, são muitos desafios, mas também muitas conquistas de participações honrosas. Isso nos enche de orgulho.
Em 2024, quatro estudantes de 7° ano, um de 8° ano e um de 9° ano já estão classificados para a segunda fase, a ser realizada em outubro.
Uma modalidade olímpica estreante na Viva neste ano é a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), organizada pela Unicamp e pela Sociedade Brasileira de Computação.
A OBI tem o objetivo de despertar em nossos estudantes o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), por meio de atividades que envolvem desafios, pensamento lógico e engenhosidade.
E, também nessa competição, nossas turmas têm brilhado com participações de destaque que já os levaram à Fase 2, e que classificaram um grupo para a Fase 3, a Nacional.
Júlia (7° ano) relata que “esse tipo de oportunidade é excelente por justamente integrar conteúdos ao mesmo tempo que traz bastante aprofundamento em alguns tópicos da matéria.”
Francisco (7° ano) comenta que a participação, engajamento e resultados obtidos pelos/as colegas são fonte de inspiração para que todos/as sigam se envolvendo nesse tipo de atividade.
Tanto o processo de preparação quanto a participação em si, além de mobilizar competências e habilidades relevantes, tais como pensamento crítico e criativo, resiliência, controle da frustração, também incentivam o trabalho colaborativo e cooperativo.
Esses eventos desafiam nossos alunos e alunas a um nível elevado de dedicação e comprometimento. O processo exige organização e desejo de aprender mais e melhor sobre um determinado tema.
O objetivo central é avançar além do trabalho feito diariamente em sala de aula. Buscar desafios avançados e submeter nossos estudantes aos parâmetros desta modalidade de avaliações externas.
Por aqui, seguimos torcendo, apoiando e desafiando nossos alunos e alunas a descobrirem suas motivações acadêmicas.
Junte-se à nossa torcida!
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