Competências socioemocionais são as habilidades que desenvolvemos ao longo da vida e que estão ligadas à nossa capacidade de conviver, trabalhar e nos relacionar.
As competências socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e que estão relacionadas à capacidade de conviver, trabalhar e se relacionar. Estão ligadas à inteligência emocional e são essenciais na formação do cidadão socialmente responsável e preparado para lidar com as suas próprias emoções e também com as relações com o mundo.
O objetivo do trabalho com o desenvolvimento de competências socioemocionais excede o limite do “saber”, abrangendo também o “saber fazer”.
A proposta pedagógica da Escola Viva valoriza esse caminho. Uma visão integral de educação que vai além do desenvolvimento intelectual e demonstra preocupação com dimensões fundamentais, como a social, física, emocional e cultural
A partir de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a considerar o desenvolvimento das competências socioemocionais como aspecto obrigatório nas propostas pedagógicas.
A BNCC também reforça a necessidade de superar a fragmentação dos conteúdos, indicando como norma a conexão dos saberes das várias disciplinas e orientando as propostas no caminho pela multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, trilhas sempre percorridas pela Escola Viva desde as suas origens, há mais de 40 anos.
Segundo a BNCC, competências são “(…) mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”
1 - Conhecimento
2 - Pensamento científico, crítico e criativo
3 - Repertório cultural
4 - Comunicação
5 - Cultura digital
6 - Trabalho e projeto de vida
7 - Argumentação
8 - Autoconhecimento e autocuidado
9 - Empatia e cooperação
10 - Responsabilidade e cidadania
Valorizar e saber utilizar conhecimentos construídos historicamente, sobre o mundo físico, digital, social e cultural, para poder compreender e explicar a realidade, continuar somando conhecimentos e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Exercitar a curiosidade e recorrer à abordagem das ciências, que inclui imaginação, criatividade, investigação, análise e crítica, para poder investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções.
Compreender e valorizar as manifestações artísticas e culturais locais e mundiais, para ter a capacidade de participar das práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Utilizar diferentes linguagens - verbal, corporal, visual, sonora e digital -, assim como conhecimentos das linguagens das artes, matemática e ciências, para se expressar e compartilhar ideias, experiências e sentimentos nos mais variados contextos.
Utilizar, compreender e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética em diversas práticas sociais, incluindo escolares, para acessar e comunicar, produzir conhecimentos, solucionar problemas e exercitar o protagonismo na vida pessoal e coletiva.
Valorizar a diversidade do saber e da cultura e apropriar-se de conhecimentos e experiências, para entender as características próprias das relações no mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Argumentar com base em informações confiáveis, para formular e defender ideias e decisões que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético para o cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Conhecer-se e saber cuidar da saúde física e emocional, para poder compreender-se e reconhecer as suas próprias emoções e as dos outros.
Exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação, para conquistar respeito e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com valorização da diversidade dos indivíduos e meios sociais, sua cultura, identidade e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Agir com autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação, para tomar decisões, respeitando os princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
As competências socioemocionais, portanto, não podem ser medidas de forma exata, não “caem na prova”.
O trabalho pedagógico com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais extrapola o desenvolvimento intelectual e navega nos mares do crescimento pessoal de cada indivíduo.
Aos longos dos últimos 45 anos, a Escola Viva tem colaborado no desenvolvimento socioemocional de muitas crianças (algumas, hoje, adultos já pais e mães de atuais alunos e alunas) com um olhar pedagógico amplo e abrangente, promovendo a saúde mental em todos os âmbitos do convívio escolar, tornando o dia a dia da escola um ambiente convidativo e acolhedor.
Uma proposta humanizada (e humanizadora) que identifica emoções, faz roda para conversar sobre elas e suas implicações no indivíduo e, principalmente, no grupo.
Lições diárias que ensinam a alunos e alunas as regras fundamentais para a convivência e a vida em sociedade.
O construir, junto com os alunos e alunas, valores que orientem o convívio e as possíveis formas de lidar com situações da vida, forma não apenas estudantes, mas também cidadãos.
Uma concepção coerente com a perspectiva de uma educação integral, que pensa o sujeito de forma global, considerando as dimensões sociais e emocionais, profundamente relacionadas, uma vez que uma influencia e é influenciada diretamente pela outra.
Pode-se dizer, com tranquilidade, que, mesmo muito antes das competências socioemocionais tornarem-se componentes curriculares obrigatórios na BNCC, o desenvolvimento dessas habilidades já estava no centro dos processos de aprendizagens da Escola Viva.
O tema - desenvolvimento das competências socioemocionais -, tão importante na proposta da Escola Viva, está disponível de forma mais aprofundada e exemplificada no ebook “Desenvolvendo competências socioemocionais na escola”, que você pode acessar e baixar gratuitamente na imagem abaixo.