11ª Semana Literária da Escola Viva

cartaz Semana Literária

Por Carol Mennocchi e Taís Mathias - Equipe das Bibliotecas da Escola Viva

Que rufem os tambores!

Nossa Escola Viva completa 50 anos, e com um sorriso largo (e a beiradinha dos olhos encharcados), convidamos todas e todos a estarem junto conosco na nossa

11ª Semana Literária de 20 a 28/05/2024.

Um evento especial para celebrar quem somos

A inspiração que conduziu a construção da programação foi alicerçada no poema de

Paulo Leminski:

isso de querer

ser exatamente aquilo

que a gente é

ainda vai

nos levar além

Ser o que somos é partir do chão comum, da Escola Viva, com todas as memórias de quem fez e faz parte dela, mas também é pensar essa identidade afetada pelos diversos contextos sociopolíticos ao longo de 50 anos.

A arte da palavra é poderosa para ecoar, de maneira ética e estética, as vozes que reafirmam a diferença e exaltam outras narrativas para não cairmos no perigo da história única, como nos ensinou a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

Apresentação Semana Literária

Literatura, direito de todos

A Escola Viva se afirma diariamente como um ambiente responsável por cultivar o indelével valor da literatura como direito de todos.

Para nós, formar leitores envolve mais do que a oferta de um acervo de qualidade. Acreditamos em uma rede de condições que revela o entendimento de que a formação leitora extrapola a sala de aula e coloca-se como um valor institucional por todos os espaços, através do olhar atento de todos os colaboradores, dos infinitos vínculos e afetos estabelecidos em torno dos livros, da proximidade das práticas de leitura com o contexto mundial.

Desta forma garantimos diariamente que todos os nossos estudantes e colaboradores compreendam o que é "ser o que se é" reconhecendo nesta escola um potente cenário de influências e aprendizagens.

Gente dos livros

Diante dessa inquietação deliciosa, nosso evento recebe profissionais do ambiente literário entre autores, ilustradores, editores, tradutores e roteiristas, para que possam comungar com toda nossa comunidade suas inspirações, trajetórias, entraves e suor durante o processo criativo da arte literária.

Imagens Semana Literária

Entre tantos nomes especiais, neste ano celebramos a vinda do premiado autor indígena Cristino Wapichana, que dividirá conosco reflexões sobre a nossa origem, como povo que habita esse território.

E, também do premiado escritor Jeferson Tenório, que fortalece a grandiosidade da literatura negra, além de podermos ouvir sobre os tremores que a literatura tem causado nas escolas levando à censura, ato que se repete ao longo da história da humanidade, nos guiando numa reflexão sobre o medo.

Os espaços dos Clubes de Leitura

Destacamos que neste ano acontecerão 3 Clubes de Leitura (crianças, jovens e famílias) confirmando a potência desses espaços como nascedouros de comunidades de leitores competentes, diversos e, acima de tudo, reflexivos sobre a condição humana.

Todo o espaço está em metamorfose, onde palavras gulosas, travessas e inquietas saem saltitando por murais, vidros e frestas.

Encontro Semana Literária

Os livros se escancaram e se oferecem despudoradamente construindo um concerto polifônico e polissêmico, tão próprio da linguagem artística da literatura.

A Semana Literária da Escola Viva transforma o nosso espaço educativo em uma floresta. Alunos, colaboradores e famílias enroscando em seus próprios dedos o fio narrativo de suas vidas e bordando com palavras o encanto fabulação.

Fantasia no cotidiano

Fato é que acolher a fantasia no cotidiano nos torna pessoas menos enrijecidas, e em tempos de mundo fluido e escorregadio, vale a pena adentrar pela floresta.

A questão não é que podemos crescer e seguir sonhando e, sim, que só podemos crescer se seguirmos sonhando, e a literatura garante grandiosamente essa condição.

Felizes estamos em poder realizar, mais um ano, nossa semana de nutrição literária.

Um abraço,

Carol Mennocchi e Taís Mathias

Siga nossas redes sociais -  Instagram, Facebook,  Youtube, Flickr e Linkedin.

Baixe o ebook: Desenvolvendo competências socioemocionais na escola

Compartilhe ou salve para depois:

Siga nossas redes sociais -  Instagram, Facebook,  Youtube, Flickr e Linkedin.

Baixe o ebook: Projetos de vida: como a escola pode ajudar jovens estudantes a construírem seus futuros

Publicações recentes

Assine nosso blog!