Projeto da Implantação Bibliotecas Escola Viva

Por Carolina Mennocchi

A literatura é um espaço de desacato, capaz de fazer os leitores contornarem riscos e enfrentarem contradições e todos os tipos de perguntas. No ato de ler, um livro se converte em ser vivo capaz de nos interrogar, perturbar e ensinar a olhar zonas ainda nāo compreendidas de nós mesmos. Faz com que os leitores sejam capazes de apreender que a única liberdade que se constrói e a liberdade de pensamento.

(María Teresa Andruetto)

Já há algum tempo, vivemos com o queixo no peito, o nariz na tela e as mãos cada vez mais rápidas nesse tricô tecnológico que nos rouba o tempo das reflexões. Vivemos tempos midiáticos e velozes, a concorrência da tecnologia é intensa, exercendo enorme sedução sobre a nossa curiosidade.

A Escola Viva acredita que para o uso consciente e produtivo desse mundo virtual é fundamental investirmos em literatura. Citando o mestre Antônio Candido: “O direito ao acesso à palavra escrita, à leitura é fundamental para a formação do ser humano e corresponde a uma necessidade universal”. Para a nossa Escola este direito sempre foi uma tarefa incontestável ao formar leitores e escritores autônomos, competentes e críticos.

Ao contrário do que se profetiza sobre o fim dos livros, o hábito leitor estimula a criatividade e a imaginação; fortalece o enfrentamento de variadas situações de vida e o sentido da existência; favorece novas aprendizagens e desperta curiosidades. Contribui para que crianças e jovens desenvolvam a capacidade crítica, se apropriem de um discurso competente e, principalmente, criem empatia. Cada texto lido de forma reflexiva estende pontes que ajudam o leitor a conhecer e compreender tanto culturas quanto o seu universo interior. Com repertório e autonomia, nossos jovens poderão desfrutar dos benefícios dos tempos digitais com maturidade e discernimento.

Nossa instituição se reafirma diariamente como um ambiente responsável por cultivar o indelével valor da leitura e, para compor nossos propósitos de 2020, estamos ressignificando as Bibliotecas dos  três segmentos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio).

Neste mundo fluído e flexível, já não basta oferecer uma seleção de obras de qualidade literária com diversos gêneros. É nossa responsabilidade formar uma comunidade de leitores. Nossos espaços literários devem garantir a todos – discentes, docentes, funcionários e familiares/responsáveis – as condições materiais e sociais para exercer o direito de se tornar um leitor.

Uma comunidade leitora caracteriza-se por ser composta por leitores que conversam sobre o que leem, opinam, indicam livros, comentam, compartilham sobre autores e sentem prazer nessa troca. Isso gera autoconhecimento, empatia e atitude! Isso gera encontros!

Nossos livros agora se abrem em roda para receber nossos alunos.

Estamos revendo nosso acervo, organizando clubes de leitura e iniciando os preparativos da 7o.edicão da Semana Literária Viva.  Programamos visitas a bibliotecas públicas para apropriação do uso da cidade como espaço formador de cidadania. Estamos reativando projetos de trocas e doações de títulos por todo o Brasil e  potencializando a formação de nossos profissionais para ampliar seus conhecimentos sobre o objeto de ensino, a leitura e, ao mesmo tempo, o avanço na sua própria formação enquanto leitores. Além de mantermos a regularidade da atividade habitual de leitura, modalidade organizativa do tempo didático, de forma sistemática e planejada no nosso cotidiano escolar.

Ao longo do ano, destacaremos diversas ações literárias reconhecendo na Escola um potente cenário de influências e aprendizagens, um centro irradiador e dinamizador das práticas de leitura. É necessário tomarmos as rédeas dessa peregrinação mágica e caleidoscópica da virtualidade escolhendo delicadamente ao que vamos dedicar (ou dividir) o nosso tāo precioso tempo.


One thought on “Projeto da Implantação Bibliotecas Escola Viva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais de perto

Agende uma visita

error: Conteúdo protegido.