Período de Adaptação
por Flávia Montagna
Coordenação Pedagógica de Educação Infantil Escola Viva
O período de adaptação de crianças na escola é sempre visto como um grande desafio.
É a primeira vez que pequenos e pequenas frequentam um espaço desconhecido, com outras crianças e outros adultos estranhos ao seu convívio familiar e social.
Porém, acompanhando há tanto tempo essa passagem, é sempre emocionante testemunhar a transformação dessas crianças, e até mesmo das suas famílias…
O ano sempre começa com muitas perguntas
Quantos dias preciso ficar na escola para acompanhar meu/minha filho/a?
O que precisa levar na mochila?
E se ele chorar?
Como saber que ele/a está pronto/a para ficar sem a minha presença na escola?
Como vou saber que ela/ele vai gostar das/os professores(as)?
E se ele/a não gostar do lanche?
Além de perguntas, muitas emoções e sentimentos
Junto com as inúmeras perguntas, também chegam muitas emoções e sentimentos.
O medo do novo, a mudança na rotina, a incerteza da melhor escolha, a felicidade de ver a criança brincando, descobrindo uma música nova, fazendo novas relações.
As emoções estão a todo vapor, mas, neste primeiro momento, é normal que predomine certa angústia pela separação.
Período de Adaptação na Escola Viva
Na Escola Viva, o período de adaptação é visto com muito respeito e atenção.
Implica em escutar e descobrir as necessidades da criança e das famílias e, com base nelas, pensar e planejar a melhor maneira de conduzir esse processo.
A equipe pedagógica prepara-se e dedica-se integralmente para receber os novos alunos e alunas, planejando atividades e organizando os espaços.
Ao passar pelos portões, já começa a exploração
Os pais, mães ou responsáveis acompanham os passos curtinhos das crianças entrando na escola. Elas passam pelo portão e já começam a explorar a escola.
O Quintal e seus bichos, o lago com marrecos e tartarugas, o bosque e as árvores, cada um dos cantos de atividades, os brinquedos, o tanque de areia.
Um espaço todo novo
Um espaço todo novo que, ao mesmo tempo, contém um pedacinho de cada um dos nossos alunos e alunas.
Como o cabide, que ganha a sua mochila e tudo que trouxer de casa. E o banquinho, que será identificado com a sua foto, para que todos saibam que fazem parte da escola.
Vínculo com os adultos
Durante o processo de adaptação, o mais importante é a criança vincular-se com os adultos que não são familiares.
Mas é também o momento em que o vínculo com os pais evolui, deixa de ser presença constante e passa então a significar também o retorno para o conforto. O carinho familiar que existe mesmo se não estiver presente.
Vínculo com outras crianças
E o vínculo se estende para as outras crianças, que se reconhecem no mesmo desafio.
Em um desses dias de adaptação, uma criança resistente em despedir-se pede para que sua mãe observe seu caminhar até o andar de cima:
– Mãe, me olha chegar lá em cima?
Ao que a mãe responde:
– Filha, vou te olhar e depois vou dar tchau.
Foi nesse instante que uma criança que estava ao lado disse:
– Pode deixar que eu te olho também.
Nesse momento, todos cuidam de todos.
Testemunhar esse processo é também se surpreender com cenas como esta que acontecem por aqui todos os dias...