SÁBADO NA ESCOLA - AMARELINHO E AMARELO 2017

 
Leia abaixo a matéria e veja as fotos dos dois eventos.
 
 
Sábado na Escola – Amarelinho
 
Sons, cores, cheiros, texturas, temperaturas e ritmos preencheram nossa manhã de sábado. Até São Pedro mostrou que é Amarelinho como os pais e nossa equipe. Deu uma pausa, quase que parou o tempo para que este momento tão delicado pudesse acontecer no melhor cenário. 
 
Delicadeza é uma boa palavra para definir este evento que traz no encontro de famílias e Escola a oportunidade de viver a maravilhosa experiência sensorial que só nossos sábios Amarelinhos com toda sua simplicidade podem nos ensinar.
 
Ana Lúcia, Coordenadora Geral do Infantil

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

 
Sábado na Escola - Amarelo
 
No primeiro semestre, foi a vez dos Grupos Amarelos viverem o seu Sábado na Escola.
 
As crianças e os pais chegaram curiosos para conhecer o grande Quintal que, no ano que vem, fará parte da vida dos Amarelos, quando já serão Laranjas.
 
A ideia do evento era apresentar oficinas com diferentes propostas, partilhando os temas trabalhados por cada grupo durante o primeiro semestre. 
 
Em um primeiro momento, os pais foram para um lado e os filhos, para o outro. Enquanto os adultos, imbuídos de muita cumplicidade e empolgação, começaram a compartilhar as histórias que seus filhos vivem todos os dias aqui na Escola Viva, confeccionando algo de concreto sobre o tema que eles escolheram para trabalhar durante o semestre; as crianças foram para diferentes cantos do Infantil,  compartilhar momentos de músicas e brincadeiras com suas professoras.
 
Cada Grupo escolheu um tema para trabalhar durante o semestre. Os temas que afloraram interesses nos Grupos  Amarelos no primeiro semestre de 2017 foram: A nossa floresta, O que tem no céu do astronauta?, Histórias de João e o Pé de Feijão, O Lobo e suas histórias e Eu e o outro. 
 
Ao embarcarem nas propostas, os pais trouxeram ainda mais significado às pesquisas que os alunos já haviam feito em sala, por meio das rodas, conversas brincadeiras, trabalhos e músicas, e desenvolveram atividades muito interessantes para aquele dia de partilha com seus filhos.
 
Eram mãos, olhos, corpos e mentes trabalhando entre ideias, colaborações, materiais, cores, canções e invenções. Como crianças, os adultos reinventavam-se entusiasmados, construindo a atividade que ofereceriam a seus filhos em um segundo momento do dia.
 
Uma turma montou uma encenação da história Os Três Porquinhos e o Lobo Mau, com cenário e figurino confeccionados pelos próprios pais, narrador, personagens e até apresentação musical. Outra turma fez a mesma coisa com a história de João e o Pé de Feijão. Um grupo preparou o galpão inteiro como se fosse um céu do astronauta, com estrelas, foguetes, planetas e até a Lua. Um outro grupo fez um teatro de fantoche com projeção, sobre a lenda de como surgiu o dia e a noite, uma lenda brasileira dos índios Karajás. Enquanto isso, um último grupo trabalhou o corpo e os movimentos em músicas e cantigas de roda e construiu um espaço que trabalhava muito com o tato e as sensações, com bexigas, túnel e colchões.
 
E as crianças? Depois de tudo pronto, a hora do reencontro foi emocionante. Pais e filhos brincavam e compartilhavam daquele momento como se todos ainda fossem crianças, cheios de pureza, cumplicidade, curiosidade, empolgação e emoção.
 
Esse era o espírito do evento, era para isso que estávamos ali.
 
Em momentos como esses - de Amarelinhos a Amarelos - torna-se viva a importância de compartilhar com as famílias, desde os primeiros anos, as experiências vividas e aprendidas na Escola.
Isto é Escola Viva.
 
 
 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

i     

 

13.11.17