PROPOSTA INTEGRADA - PELAS RUAS DA ESCOLA 2017 – F1

 
 
 
A Proposta Integrada (ou PI, como é chamada) da Escola Viva tem o objetivo de integrar alunos e professores de diferentes turmas em um só grupo, que se encontra semanalmente para trabalhar campos variados e integrados do conhecimento: cidadania, convívio e cultura, linguagem (escrita e leitura), investigação e resolução de problemas.
 
A intenção da PI Pelas Ruas da Escola – composta por alunos e professores de 2º a 5º ano - é conhecer e interagir com o bairro da Escola Viva e formar alunos críticos e participativos, que se sintam parte da cidade em que vivem. 
 
Dentro dessa proposta, os alunos da PI Pelas Ruas da Escola do período da manhã conhecem os espaços da Vila Olímpia, visitando, observando e entrevistando seus frequentadores.
A partir de uma visita à praça Dr. Werther Maynard Krause, localizada perto da Escola, o grupo teve a ideia de construir em seu espaço uma horta comunitária, que será cultivada pelos próprios alunos do F1 e poderá ser utilizada por todos da comunidade e entorno.
 
Primiero, os alunos foram à praça para escolher o local em que a horta seria colocada e entrevistar os seus frequentadores, para saber de que forma a praça é utilizada pela comunidade e quem são as pessoas responsáveis por sua manutenção.
 
Depois de descobrirem que os responsáveis pela segurança da praça são os moradores do condomínio de prédios ao lado e receberem o seu total apoio e aprovação para a implantação do projeto da horta comunitária, agora a turma fará uma reunião com a subprefeitura para conseguir a autorização formal para a utilização do espaço. 
 
Enquanto isso, os alunos já começaram os preparativos para a montagem da horta, com a confecção de plaquinhas de identificação e caixotes. 
 
A turma do período da tarde tem a mesma intenção: vivenciar a cidade e o bairro a partir do uso e da ocupação das praças localizadas na região da Escola. 
 
A ideia é aproveitar a oportunidade da proposta para realizar intervenções na rotina do espaço. Por exemplo, na mesma praça Dr. Werther Maynard Krause, os alunos passaram uma tarde brincando de pega-pega alto e camuflagem, gerando uma movimentação diferente na praça e despertando a curiosidade das pessoas que por ali passavam.
 
Outra atividade do grupo partiu da ideia de interferir de forma positiva na rotina praça Dr. Roger Patti - também localizada perto da Escola. Com generosidade e bom humor, ofereceram brigadeiros e limonada (feita pelos próprios alunos!) a todos que passavam pelo local, incentivando mais pessoas a frequentarem a praça, em um convívio harmonioso e agradável.
 
No mínimo, adoçaram e refrescaram um pouco a vida dos transeuntes.
 
Confira as fotos da Proposta Integrada Pelas Ruas da Escola.